Cidadeverde.com

Dilma cresce em intenções de voto, mas Serra mantém liderança

Imprimir

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostrou que a ministra Dilma Rousseff (PT) ganhou novo fôlego nas intenções de voto para a disputa presidencial em 2010, crescendo três pontos percentuais de setembro para novembro. A chefe da Casa Civil se consolida no segundo lugar entre os pré-candidatos à presidência da República, passando de 14% das intenções de votos na rodada anterior para 17%.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), se mantém na liderança com 38%, três pontos percentuais a mais que em setembro. O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar, com 13%, e a senadora Marina Silva (PV) tem 6% da preferência.

Na lista de simulação onde o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o deputado Ciro Gomes sobe para o primeiro lugar com 26%, seguido por Dilma Rousseff com 20%, Aécio em terceiro com 14% e Marina Silva sobe para 9%.









O desempenho dos adversários nos índices de rejeição é desfavorável para a ministra Dilma Rousseff. A chefe da Casa civil tem percentual maior que a senadora Marina Silva no índice de quem não votaria de jeito nenhum para presidente. Segundo a fonte dos dados, a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Para 41% dos entrevistados Dilma estaria descartada da intenção de voto, 40% não votariam em Marina Silva, enquanto 29% não votaria de forma alguma em José Serra e 33% em Ciro Gomes.

Definição do voto

Um terço da população ainda não definiu seu candidato a presidente da República, afirma ainda a pesquisa CNI/Ibope. Segundo Rafael Luchese, diretor de operações da CNI, o percentual de brancos e nulos em 32% indica que ainda é cedo para apostar em definição de cenário para as eleições de 2010. "Não são cenários configurados, vai haver muito movimento até as eleições, são cenários ainda muito sensíveis", disse.

A pesquisa aponta contradições na preferência dos eleitores. Os que pretendem votar no governador José Serra para presidente não mantém a intenção no PSDB quando a lista de opções troca o nome dele por outro tucano, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. "A diferença do Serra para Aécio é de 24 pontos percentuais e quando o governador de São Paulo sai da simulação quem tem maior ganho é o candidato Ciro Gomes com 13 pontos, 3 pontos vão para Dilma , 3 para Marina e restam apenas 5 pontos com Aécio", disse Luchese.

Segundo Rafael Luchese, a boa avaliação de um candidato nesse período distante da eleição está sendo influenciada pela exposição de um e de outro na TV e no rádio. A pesquisa CNI/Ibope foi realizada após a exibição do programa político do PSDB e PSB e antes do horário gratuito do PT. "As inserções produzem algum impacto na intenção de voto dos pré-candidatos. O deputado Ciro Gomes teve crescimento expressivo logo depois das inserções do PSB, por exemplo", disse.



Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais