Cidadeverde.com

Esporte Clube Flamengo completa 72 anos e não comemora

Imprimir
O Esporte Clube Flamengo foi fundado pelo Senador Raimundo de Arêa Leão no dia 8 de dezembro de 1937. Cinco anos depois o rubro-negro ganhou o seu primeiro título de campeão piauiense de futebol. E repetiu a dose nos anos de 43 e 44, chegando ao seu primeiro tricampeonato.



Mas, daí prá frente o Mengo enfrentou uma fila que demorou 17 anos, voltando a ser campeão somente em 1964, já fase do futebol profissional. Foi o ano em que o dr. Jesus Elias Tajra assumiu a presidência rubro-negra e formou um time para tentar desbancar o River Atlético Clube, conhecido em todo o Nordeste como o Eterno Campeão. Na decisão do título, o Flamengo bateu o tricolor por 2 x 0, gols de Paulinho e Salvador.

Time campeão piauiense de 1964 : Chiquinho; Maneca, Jonas, Brito e Ronaib; Mariano e Macalé; Maçarico(Barbosa), Mano, Paulinho e Salvador. Técnico - Vicente Trajano.

No ano seguinte, ainda sob o comando de Jesus Elias Tajra, foi conquistado o bicampeonato, com o seguinte time: Cavallero; Maneca, Jonas, Ronaib e Matintim;  Macalé e Luiz Francisco; Jair, Mano(Gringo), Paulinho e Salvador. Técnicos - Vicente Trajano e o próprio Presidente Jesus Tajra, que assumiu a direção do time nas partidas finais.

E novos títulos foram conquistados:

- 1970 e 1971, no bicampeonato. O presidente era João Rodrigues de Azevedo Filho.

- 1976 e 1979. Presidente e vice(com forte atuação no futebol) do clube, Wágner Torres e Sebastião  Leal Júnior.

- 1984. Presidente Avelino Neiva.

- 1986, 1987 e 1988 ( o primeiro tricampeonato na fase do profissionalismo), sob a presidência de Avelino Neiva.

E mais uma vez o Esporte Clube Flamengo ficaria numa longa fila à espera de um título de campeão piauiense, somente conseguindo êxito em 2003. Foram 15 anos sem a taça. O presidente era Robert Braw.Técnico - Paulo Moroni.



Cinco anos depois, mais um título. Flamengo campeão ao bater o 4 de Julho em Piripiri por 1 x 0, na final de 2009. Presidente - Everaldo Cunha. Técnico - Paulo Moroni. Neste mesmo ano de 2009, o rubro-negro levantou o título da Copa Piauí e vai representar o Estado na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009.

No total, são 16 títulos de Campeão do Estado do Piauí. E foi extraordinário o crescimento da torcida rubro-negra, notadamente na capital piauiense.

O futebol piauiense precisa do Flamengo sempre entre os primeiros, disputando títulos, representando o nosso Estado nas competições nacionais. Cabe aos atuais dirigentes a missão de implantação de um bom sistema administrativo, capaz de superar as dificuldades financeiras e abrir caminho para novas e brilhantes conquistas no futebol do Piauí e do Nordeste.

Parabéns, Esporte Clube Flamengo pelos 72 anos.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: esporte