Cidadeverde.com

Veja quem se aposentou e deixará saudade no esporte

Imprimir

O ano de 2009 foi marcado por um grande número de retornos de aposentadoria. Lance Armstrong no ciclismo, após sete títulos da Volta da França, e as ex-número 1 do mundo no tênis Kim Clijsters e Justine Henin lideraram a lista. Mas, ainda assim, a temporada no esporte teve despedidas marcantes, passando tanto por veteranos, como Danrlei e Maldini, quanto por campeões que se aposentam precocemente, como a nadadora Libby Trickett, de 24 anos apenas. Veja abaixo a lista dos que deram "adeus" e deixarão saudade:

AS DESPEDIDAS DA TEMPORADA

1. PAOLO MALDINI e FIGO
Uma das lendas do Milan e um ponto de referência quando se fala nas últimas duas décadas do futebol italiano, Maldini resistiu ao máximo, mas não fugiu da aposentadoria. O lateral-esquerdo e zagueiro jogou até os 40 anos e teve números incríveis. Só no Milan, ele ficou por 25 anos, com 647 partidas jogadas e 29 gols marcados. Além disso, esteve em 126 jogos pela seleção italiana, com sete gols. Foi sete vezes campeão do Italiano, penta na Liga dos Campeões e venceu o Mundial de clubes de 2007. Na rival Inter, o meia-atacante português Luís Figo, que teve passagens por Real Madrid e Barcelona, além da seleção, deu adeus aos 37 anos, em 31 de maio, assim como Maldini.

2. AMELIE MAURESMO e SAFIN
A tenista francesa Amelie Mauresmo, 30, já não apresentava o tênis que a levou ao estrelato, em 1999, quando foi vice-campeã do Aberto da Austrália, perdendo apenas para Martina Hingis. Ainda assim, sempre se manteve em boas posições no ranking da WTA, até decidir que não tinha mais condições de seguir no tênis. Campeã duas vezes em Grand Slams e medalhista de prata em Atenas-2004, ela foi a primeira francesa na história do tênis feminino a liderar o ranking, em 2004, e também ficou famosa por assumir ser homossexual. Outro ex-número 1 do mundo que se despediu foi o russo Marat Safin, um dos tenistas mais carismáticos do circuito, dando adeus aos 29 anos

3. SHELDA
Apesar de não ter anunciado seu adeus das quadras oficialmente, a brasileira Shelda teve confirmada a despedida por sua companheira: “Ela não está mais querendo jogar", disse Ana Paula. Aos 36 anos, Shelda tem muito a festejar, principalmente na parceria de 13 anos firmada com Adriana Behar, de 1995 a 2008. Behar parou e Shelda continuou com Ana Paula, antes de decidir pela parada, sofrendo também com lesões. Shelda conquistou grandes resultados, sendo que os maiores foram as pratas nos Jogos de Sydney e Atenas. Foi campeã do Pan de Winnipeg, além de ter sete títulos do Circuito Mundial. Outra que abandonou a praia foi Holly McPeak (EUA), bronze em Atenas-2004.

4. SORÍN
Juan Pablo Sorín escreveu seu nome na história do Cruzeiro em três passagens pelo time mineiro. Na despedida, o Mineirão recebeu grande público, em partida contra o Argentino Juniors. No segundo tempo, Sorín chegou a vestir a camisa do seu primeiro clube, voltando depois a atuar pelo Cruzeiro. Sócrates, Raí e Rincón, uniram-se artistas como Toni Garrido, Gabriel O Pensador, entre outros na partida. O cabeludo lateral-esquerdo encerrou sua carreira aos 33 anos, com taças como a da Libertadores de 1996, com o River Plate. Já no Sul, Danrlei, campeão da Libertadores com o Grêmio, deu adeus no Olímpico, com festa diante de 30 mil tricolores.

5. ALONZO MOURNING e MUTOMBO
Alonzo Mourning, de 38 anos, sete vezes All-Star da NBA e parte da última era de ouro dos superpivôs do basquete, anunciou sua aposentadoria depois de muito lutar. Ele sofreu um transplante de rim em 2003 e uma grave lesão no joelho, em 2007, e foi forçado a se retirar. O pivô dividiu as quadras com Shaquille O'Neal, Olajuwon, Robinson e Ewing, entre outros, e brilhou pelo Miami Heat. Uma doença degenerativa no rim atrapalhou a carreira. Além dele, outro astro deixou o basquete. O também pivô Dikembe Mutombo, nascido no Congo, abreviou a carreira devido a uma lesão no joelho, quando jogava nos Rockets. Ele foi 4 vezes o melhor jogador de defesa, tendo ido a 8 Jogos das Estrelas.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais