Cidadeverde.com

Estudioso encontra pista sobre o mistério da orelha de Van Gogh

Imprimir

O mistério por trás da mutilação mais famosa da história da arte está prestes a ser revolvido. Segundo o Times Online, o estudioso Martin Bailey encontrou evidências que indicam que Vincent Van Gogh cortou a própria orelha depois de saber que seu irmão Theo, de quem dependia financeiramente e emocionalmente, estava prestes a se casar.

Martin Bailey, que escreveu um livro sobre Van Gogh e foi curador de duas exposições do pintor, desenvolveu a teoria após um meticuloso trabalho de investigação em cima de uma carta que Theo escreveu em dezembro de 1888 com a notícia de seu noivado.

"Vicent estava com medo de perder o apoio emocional e financeiro de seu irmão", disse Bailey na edição de janeiro do The Art Newspaper.

Há várias teorias sobre a automutilação. Alguns dizem que ele tinha uma doença mental e outros acreditam que ele enlouqueceu com o uso de chumbo em suas pinturas. O fim da amizade de Van Gogh com o artista Paul Gauguin também é citado.

Acadêmicos da Universidade de Hamburgo acreditam que Van Gogh cortou a orelha em uma disputa com Gauguin por uma prostituta chamada Rachel.

Van Gogh comprovou sua instabilidade mental quando, 19 meses após cortar a própria orelha, ele atirou em seu peito e morreu dois dias depois por causa do ferimento.


Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais