Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato: surto de hepatite A assusta moradores

Imprimir

Moradores do município de São Raimundo Nonato, 517 quilômetros ao sul de Teresina, estão assustados com os números de casos de hepatite na cidade. No hospital Cândido Ferraz, funcionários confirmam a frequência nas internações desde o mês passado, mas afirmam que o momento é de tranquilidade e não há surto, como o que suspendeu as aulas em uma escola no último novembro. Hoje, só em um hospital de Teresina, quatro pessoas estariam internadas com a doença.


Darlan Ribeiro, do Saoraimundo.com, é um dos internados em Teresina

Entre os internados está Darlan Ribeiro, proprietário do site Sãoraimundo.com. Ele deu entrada no Prontomed na última sexta-feira e só deve ter alta no próximo dia 30. Segundo Darlan, outras três pessoas estão no hospital, todas de São Raimundo Nonato e vítimas da mesma doença. O resultado dos exames de Darlan Ribeiro só será entregue nesta terça, mas acredita-se que a doença seja do tipo A.

Em novembro, as aulas no colégio Epitácio Pamplona foram suspensas depois de confirmados casos de hepatite A. Palestras foram realizadas e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde coletaram água da escola para exames. O filtro estava muito sujo, e as crianças não usavam copos descartáveis. Depois disso, vários casos suspeitos foram descartados, e o número de ocorrências é considerado normal.

De acordo com Adelcino Mesquita, coordenador do programa Saúde da Família no município, o surto na escola foi controlado, mas casos ainda ocorrem por falta de higiene das pessoas, em especial nas áreas periféficas. Eles aguardma o resultado dos exames na água da escola para saber que novas medidas poderão ser tomadas.

Segundo a gerência de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, todo hospital é obrigado a informar sobre transferências de pacientes com hepatite B ou C, pois são tipos mais graves e raros da doença, que requerem investigação sobre como as pessoas a contrairam. Já os casos de hepatite A são mais comuns, assim como outras doenças. Só hoje, por exemplo, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela recebeu oito casos de meningite do interior do Piauí e Maranhão.

O Cidadeverde.com tentou falar com o secretário municipal de saúde, mas não obteve sucesso.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais