Cidadeverde.com

Russos farão missão para desviar asteroide que irá colidir com a Terra

Imprimir

Cientistas russos poderão, em breve, assumir a responsabilidade pela missão de salvar a Terra de uma potencial catástrofe, à moda dos filmes de Hollywood: a colisão de um asteroide gigante contra nosso planeta. Mas não é preciso pânico – o incidente espacial está previsto para ocorrer daqui a 26 anos. Ainda assim, a Nasa (agência espacial americana) considera muito pequena a possibilidade de que a tragédia realmente ocorra.

O plano da agência espacial russa foi anunciado na quarta-feira. Com cerca de 350 metros de diâmetro, o asteroide Apophis criaria um deserto do tamanho da França caso atingisse a Terra em 13 de abril de 2036, segundo a agência de notícias RIA Novosti.


O diretor da agência espacial russa, Anatoly Perminov, disse à rádio Voz da Rússia que, em breve, haverá uma reunião do conselho técnico-científico da organização para estudar o problema. Acrescentou, ainda, que um plano sério para evitar a catástrofe seria provavelmente um projeto internacional:


– É melhor gastar algumas centenas de milhões de dólares para criar um sistema que evite uma colisão do que esperar até que aconteça e centenas de milhares de pessoas morram.


A Interfax também citou o cientista russo, afirmando que uma das opções seria a construção de um “aparato espacial” para se chocar com o Apophis e desviá-lo de sua rota de colisão com a Terra.


– Não haverá explosões nucleares. Tudo será feito de acordo com as leis da física – explicou Perminov.


Em nota divulgada em outubro, a Nasa afirmou que seus cálculos sobre o trajeto do Apophis indicam que há “uma probabilidade significativamente reduzida de um encontro prejudicial com a Terra em 2036” – a possibilidade era de uma em 45 mil e caiu para cerca de quatro em 1 milhão.


Fonte: Zero Hora

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais