Cidadeverde.com

Prefeitura quer reduzir casos de dengue e faz alerta sobre Gripe A

Imprimir



A Fundação Municipal de Saúde de Teresina tem um objetivo ousado em 2010; reduzir em menos da metade o número de casos de dengue oficiais na capital. Segundo dados da FMS, em 2009 foram registrados 109 casos para cada 100 mil pessoas. O objetivo agora é que o número caia para 50 para cada 100 mil.

De acordo com a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, a prefeitura começou a agir contra o Aedes aegipty desde a última segunda-feira. “Equipes estão procurando focos do mosquito adulto em quase 13 mil imóveis da cidade”, garante Borba. Ela alerta que a população tem que continuar no trabalho de combate ao mosquito e pede a todos que, além de pneus e recipientes domésticos, não esqueçam de verificar se há água acumulada em marquises, calhas e banheiros. 
 
Gripe A
Borba afirmou que já está esperando uma nova onda da doença e que haverá uma mudança nos procedimentos dos suspeitos de estarem com a doença. “Já estamos com plano preparado. Haverá novos procedimentos. Só será feito o exame nos pacientes que apresentarem síndrome respiratória aguda grave e estiverem internados. Mas todos aqueles que tiverem indícios de estar com o vírus H1N1 podem receber a medicação”, declara. 
 
Para evitar a doença, a coordenadora recomenda não utilizar a própria roupa para assoar o nariz, lavar as mãos com freqüência, manter uma alimentação adequada e evitar a auto-medicação, principalmente com antibióticos. Infecção respiratória não tomar antibiótico. Não se auto-medicar com antibióticos. 
 
Doenças da estação
A FMS também chama a atenção para as doenças comuns desse período chuvoso, como infecções respiratórias, crises de asma que podem se complicar em pneumonia e diarreia. 
  
Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais