Cidadeverde.com

500 mosquitos da dengue são achados em escola

Imprimir

Mais de 500 mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram encontrados em uma única tarde, numa escola pública da zona Norte de Teresina. A captura dos insetos foi feita por meio de trabalho de aspiração realizado por agentes de endemias do Serviço de Zoonoses do município.



A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, médica Amariles Borba, enfatiza que esse fato pode dimensionar o tamanho da nossa preocupação em relação à dengue na nossa cidade, motivo pelo qual conclamamos a população a também nos ajudar a combater essa ameaça, tomando os cuidados necessários - e até simples - para evitar o surgimento de focos do mosquito.

“Em pesquisa recentemente realizada, confirmamos que mais de 95% da população sabem das medidas que podem por ela ser adotadas para que seja evitada a criação de focos do Aedes aegypti; o que está faltando, em alguns casos, são iniciativas simples para afastar essa ameaça”, diz a coordenadora, acrescentando que a Prefeitura está intensificando o combate à dengue, cuja campanha de 2010 já foi lançada ainda no fim do ano passado; arrastões de limpeza, aliados ao trabalho de orientação e educação também estão sendo implementados, envolvendo, inclusive, agentes comunitários e outros profissionais de saúde do município.

“Temos uma meta ousada para este ano: reduzir de aproximadamente 100 para 50 casos por cada universo de 100 mil habitantes e, para isso, é preciso que cada teresinense faça também a sua parte”, salienta Amariles Borba. “Se em um ano - de 2008 a 2009 - conseguimos reduzir em mais de 50% os casos de dengue no município, podemos também provocar essa queda em 2010”, aposta a coordenadora.

  • Algumas medidas preventivas:

    Evitar água parada.
    Esvaziar e escovar periodicamente as paredes internas de recipientes
    que acumulam água.
    Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água, tambores e barris.
    Furar pneus em desuso e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
    Guardar latas e garrafas emborcadas para não reterem água.
    Limpar periodicamente calhas de telhados e marquises, não permitindo o
    acúmulo de água.
    Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
    Colocar areia ou borra de café em pratinhos dos vasos de plantas.
     Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação.
    Não despejar lixo em galerias e terrenos baldios.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais