Cidadeverde.com

Tremor de terra no RN pode chegar a 3 graus na escala Richter

Imprimir

O laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou, nesta segunda-feira (11), que a intensidade do tremor de terra registrado no sábado (9), no estado, foi maior do que os equipamentos apontaram inicialmente e teve epicentro em Taipu (RN), local diferente do que havia sido apontado pelas estações medidoras. Uma nova medição de técnicos potiguares indicou que o abalo atingiu magnitude de 2,7 graus, podendo chegar a até 3 graus na escala Richter.

 

A intensidade preliminar aferida pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) foi de 2 graus na escala Richter, com epicentro em João Câmara (RN).


 
A explicação é de Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da UFRN. Segundo ele, o tremor foi sentido em João Câmara, Poço Branco (RN), Taipu, Ceará-Mirim (RN) e em alguns bairros de Natal. "A nossa aferição inicial é a de que a magnitude do tremor tenha chegado a 3 graus na escala Richter. Estivemos na região onde ocorreu o abalo, neste domingo (10), e identificamos que o epicentro foi em outro ponto, em Taipu."

 

Ferreira disse que o abalo foi registrado por equipamentos das estações de Riachuelo (RN) e de Sobral (CE). "O tremor pode ser uma reativação da falha sismológica de Poço Branco. Ainda não sabemos se novos tremores poderão ocorrer na região, como os eventos registrados na região de Sobral nos anos de 2008 e 2009."

 

O coordenador afirmou que o último registro de tremores na região ocorreu em 1997. "Essas cidades atingidas ficam na borda da bacia potiguar, que é onde mais ocorre abalos no estado", disse Ferreira.

 

Os moradores da região sentiram o tremor de terra por volta das 16h (horário de Brasília) de sábado. "Não se trata de um abalo raso, foi profundo, pois as características relatadas pelos moradores indicam que o tremor foi sentido de maneira uniforme em vários pontos", afirmou o coordenador da UFRN.

 

 

Tremores em 2010

Este foi o segundo registro de tremor no prazo de uma semana no país. No sábado (2), os equipamentos do observatório registraram um tremor em Sobral (CE), que atingiu magnitude de 2,7 graus na escala Richter.


 

Casos mais recentes

Dois equipamentos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) registraram dois abalos em Presidente Figueiredo (AM), em 30 de dezembro de 2009. Cada um dos tremores atingiu 2,4 e 3 graus na escala Richter.


Fonte: G1 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais