Cidadeverde.com

Sarah revela ter lutado com dedo quebrado e até com cólicas

Imprimir

Eleita melhor atleta brasileira de 2009, a judoca Sarah Menezes proferiu palestra para alunos da Universidade Aberta do Piauí nesta quarta-feira (13), em um núcleo localizado na região da praça Saraiva, Centro/Sul de Teresina. Entre várias histórias de superação e motivação, ela contou já ter lutado com um dedo quebrado e até cólicas. Mesmo assim, conquistou medalhas nas competições disputadas.




Sarah revelou bastidores, como o de uma competição em 2003, quando ela teve de tirar o gesso para esconder um dedo quebrado e subiu no pódio. Em outro torneio, ela teve cólicas e chegou a vomitar, mas ganhou medalha.




Outro caso inusitado contado pela judoca aconteceu em 2006, quando ela viajava para a Alemanha, onde treinaria antes do Mundial Júnior na República Dominicana. Menor de idade, ela só poderia entrar no país acompanhada de um responsável, que era Benito Mussoline Neto. O judoca perdeu o voo. O governador Wellington Dias interferiu e conseguiu um jatinho para que ele embarcasse com o restante da delegação em Fortaleza/CE.



Não foi a primeira viagem de Sarah Menezes para a Alemanha. Mas nas duas oportunidades, ela teve de ficar com a roupa do corpo. Suas malas foram extraviadas, motivo que a deixa nervosa quando lembra do país. Em outra oportunidade, ela foi barrada no aeroporto porque sua mãe não queria que ela viajasse.




Sonhos
A palestra motivacional da judoca é a primeira de várias que ainda acontecerão em todo o Estado. Além de relatar títulos e bastidores, Sarah Menezes passa sua experiência para os estudantes, e os estimula a não desistirem dos seus sonhos. Como ela, que não esconde o desejo de ser medalhista olímpica. "O sonho de todos os atletas é participar das Olimpíadas, e isso eu já fiz. Agora meu sonho é trazer uma medalha".

Sarah Menezes relembrou que sua maior raiva é ter perdido na estreia dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, para a húngara Eva Csernoviczki, com quem já havia treinado e vencido anteriormente.




Com a vida bastante corrida, Sarah Menezes admitiu que, no futuro, terá de aderir ao sistema de ensino à distância, assim como os que acompanharam a palestra, para poder conciliar suas atividades e o curso de Educação Física.

O diretor geral da Universidade Aberta, Gildásio Guedes, e o reitor eleito da Uespi, Carlos Alberto Pereira, acompanharma a palestra.

Yala Sena(flash da Universidade Aberta do Piauí)
Fábio Lima(da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais