Cidadeverde.com

Piauí teve 2º menor índice de inflação na construção civil do País

Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou hoje os resultados da inflação no setor de construção civil. O Piauí obteve o segundo menor índice referente ao ano de 2009. Entretanto, apesar do resultado favorável, o Estado possui um histórico inflacional acima da média nacional.

Segundo o Supervisor de Informações do IBGE/PI, Pedro Soares da Silva, um dos motivos para o índice anual do Estado ter obtido a classificação foi por causa da falta de aumento salarial para os trabalhadores do setor de construção civil. O mesmo aconteceu no estado do Amapá.



No período total da pesquisa, do mês de dezembro de 1998 a dezembro de 2009, o Piauí obteve o terceiro maior índice de inflação na construção civil do país, com um aumento de 278,17% no preço do metro quadrado. O Estado ficou atrás apenas do valores do Espírito Santo, com 284,64% e de Sergipe, com 262,24%. A média nacional no mesmo período foi de 253,26% e a da região Nordeste foi de 262,24%.

"Esse índice não representa um avanço se comparado ao histórico inflacional que o Piauí possui. Estamos muito distante da média nacional, até da do Nordeste. É provável que se os trabalhores tivessem recebido um reajuste salarial, a situação seria diferente", afirmou Pedro Soares.

Pedro Soares explicou ainda que o alto índice inflacional no setor de construção divil do Estado prejudica o início e o andamento de obras no Piauí. "A medida que os preços estejam tão altos, fica inviável para uma construtora bancar a obra. Não há estímulo para as empresas de fora concorrerem a uma licitação daqui. E outras não conseguem concluir as obras que começaram devido ao aumento".

Mário Melo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais