Cidadeverde.com

Trabalhador rural denuncia assassinatos e ameaças no Piauí

Cidadeverde.com


O trabalhador rural Antônio da Silva Monte, 56 anos, do município de Buriti dos Montes (a 250 km de Teresina) denunciou ao Cidadeverde.com, na tarde desta quinta-feira (14), que está havendo assassinatos na região e que ele está sendo ameaçado de morte.

Antônio da Silva, que é morador de um assentamento, acredita que as ameaças e as mortes se devem as denúncias de descasos às famílias do local e as lutas dos moradores em favor da terra.

De acordo com o trabalhador rural, o assentamento está abandonado pelo poder público e falta infra-estrutural no local. “Na localidade falta tudo, o sofrimento é grande, a saúde é precária, o transporte para os alunos irem até a escola não funciona, queimadas são feitas a todo instante, e nada é feito”, desabafou Antônio Silva.


Foto de um dos velórios que, segundo Antônio, são de vítimas das ameaças

Os problemas não param por ai. Na educação também existem falhas, segundo o assentado. “No período chuvoso, os caminhões que fazem o transporte dos alunos não circulam, porque as estradas ficam interditadas e não passa carro. As escolas são distantes, então, as crianças ficam sem assistir aula e muitas vezes faltam professores nas salas”, relata.

“O pior de tudo é que os donos dos veículos que fazem esse transporte são contratados pela prefeitura do município e mesmo no período de chuva que os carros não rodam, continuam recebendo seu dinheiro para ficar parado, o descaso é em tudo”, denunciou Antônio.

Ele disse que o assentamento tem 20 anos e que desde de 2000 faz denúncias, mas nada foi feito. “Pessoas morrem todos os dias, por causa das denúncias. Eu tenho muito medo, mas não posso ficar calado vendo essas coisas acontecerem na minha frente”, reclamou.

Segundo o trabalhador, as queimadas são constantes na região. “Não existe mais natureza naquela localidade, tudo o que se vê são animais desnutridos, porque não tem campo pra pastar, devido às queimadas feitas pelos grandes fazendeiros. O rio está sendo devastado, são muitas coisas sem resultado”, disse.

Ao visitar o Cidadeverde.com, Antônio da Silva trazia consigo uma sacola cheia de documentos comprovando as denúncias feitas. Ele mostrou  fotografias da situação do município e ainda de alguns dos mortos, segundo ele, assassinados após as denúncias.  



Teresa Farias (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais