Cidadeverde.com

Presidentes vão se perpetuando nos cargos do esporte

Imprimir
Uns poucos dirigentes do River Atlético Clube fecharam as portas do clube e abandonaram a enorme torcida tricolor, alegando inicialmente que o objetivo era forçar o afastamento do presidente Lula Ferreira da FFP. É claro que pessoas que têm um mínimo de conhecimento de como funciona a administração esportiva sabiam e sabem que era apenas uma desculpa "amarela".

 Para tentar alguma coisa nesse sentido, o River teria que buscar meios legais, tipo apresentar provas que justificassem um processo de impeachment.  E nada disso foi feito, até porque o mesmo River tem sido um eleitor de Lula nas renovações dos seus mandatos




Não estamos aqui defendendo a permanência para sempre de Lula (foto)à frente da Federação de Futebol do Piauí, sempre apoiado por todos os seus filiados. Os motivos para tantos votos, os eleitores não dizem.Mas, garantimos que não há Federação que impeça um grande clube de ter administrações competentes o suficiente para conquistar bons resultados técnicos e financeiros.

Em lugar nenhum, Federação manda na administração de clube. Quem desejar mesmo alguma mudança, segue trabalhando, participando das competições e buscando os meios legais que estão aí à disposição de todos.

Recentemente o jornal O Lance publicou um histórico do futebol brasileiro, mostrando que os presidentes das entidades se perpetuam nos cargos, devidamente apoiados. Os recordistas são os senhores Carlos Orione que vai completar 37 na presidência da Federação de Mato Grosso, e José Carlos Xaud que também vai atingir 37 anos à frente da entidade de Roraima em 2011. Em Santa Catarina Delfim Peixoto caminha para 30 anos de mandato e no Acre o senhor Antônio Aquino Lopes parte para os 29 anos.

Outros campeões de mandatos em federações:

- Alberto Ferreira(MA) - 24 anos
- Dissica Tomaz Valério (AM) - 23 anos
- Heitor Costa (RO) - 23 anos
- José Carivaldo de Sousa (SE) - 23 anos
- Rosilene de Araújo Gomes (PB) - 22 anos
- Leomar Quintanilha (TO) - 21 anos
- Marcos Vicente (ES) - 18 anos
- Lula Ferreira (PI) - 18 anos
- Carlos Alberto de Oliveira (PE) - 16 anos
- Francisco Cezário de Oliveira (MS) - 13 anos
- Antônio Carlos Nunes de Lima (PA) - 13 anos
- Ednaldo Rodrigues (BA) - 12 anos
- Marco Polo Del Nero (SP) - 12 anos
- Roberto Góes(AP) - 10 anos.

Na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira (foto)está no cargo há mais de 20 anos. É assim em várias outras confederações e no Camitê Olímpico Brasileiro.



Os três grandes clubes de Pernambuco(Santa Cruz, Náutico e Sporte) já estiveram na Série A do Campeonato Brasileiro e estão rebaixados, respectivamente para a D e para a B. E todos continuam sua vida em busca de recuperação. Teria sido a Federação Pernambucana a única responsável pela queda ? Claro que não.

No meio esportivo vale reconhecer que os presidentes das Entidades dos Cronistas Esportivos, nos mis diferentes pontos do Brasil, também permanecem nos cargos por longos anos. Nos próprios clubes as mudanças foram feitas no voto.

Somente quem não conhece absolutamente nada de administração esportiva pode dar crédito às justificativas apresentadas por uns cinco dirigentes do River, desrespeitando milhares de torcedores do clube, espalhados pelo Piauí inteiro. Foi mais uma das aberrações da história esportiva de nosso Estado.

E agora dizem que "vamos mudar a situação do futebol do Piauí dando ajuda financeira, mas todos serão obrigados a manter as equipes de base".  Parece a história do carnaval que "será levado ao encontro do povo".

Brasil afora, os clubes estão buscando recursos para os trabalhos de base através de projetos apresentados no Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo. Dois exemplos: o São Paulo já conseguiu aprovação de R$ 8,2 milhões e o Palmeiras pleiteia R$ 6 milhões.  Também clubes sem futebol profissional estão conseguindo.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais