Cidadeverde.com

Daiane dos Santos é punida por cinco meses após caso de dopping

Imprimir
A ginasta Daiane dos Santos escapou de uma punição maior e foi suspensa por apenas cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), conforme anunciou a entidade nesta sexta-feira. A brasileira foi flagrada no exame antidoping por uso do diurético Furosemida.



Daiane testou positivo para a substância no dia 2 julho de 2009, e alegou que estava fazendo um regime para emagrecer. A ginasta estava sujeita a até dois anos de suspensão, mas tanto ela quanto a Agência Mundial Antidoping (Wada) podem recorrer da decisão.

A suspensão para a campeã mundial no solo em 2003 passa a valer a partir do dia 27 de janeiro. Em seu comunicado, a FIG explicou que seguiu as recomendações do comitê disciplinar feitas em uma reunião no dia 18 de dezembro. A entidade lembrou ainda que a decisão está sujeita a recurso na Corte Arbitral do Esporte dentro dos próximos 21 dias.

A furosemida é um diurético proibido por ter potencial para disfarçar outras substâncias detectáveis na urina, e também por ajudar na perda de peso. Para o médico especialista Eduardo de Rose, Daiane tem que comemorar essa decisão.

“É uma ótima notícia para ela, os advogados dela estão de parabéns, uma suspensão de cinco meses é praticamente nada, até porque ela não vem treinando para competir”, declarou o médico ao canal Sportv. “Minha experiência diz que um processo desse tipo não tem um fim imediato nessa decisão. Pode haver um novo julgamento”, avisou o especialista.


Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais