Cidadeverde.com

Parque Ambiental do Mocambinho terá mutirão para hipertensos

Imprimir

O Parque Ambiental do Mocambinho, zona Norte da cidade, foi definido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) como o local de realização do 2º mutirão 2010 de consultas cardiológicas, que ocorrerá neste sábado, dia 30. O atendimento será realizado nos dois turnos, a partir das 8 horas.


O primeiro mutirão ocorreu no dia 23 deste mês, no Centro de Saúde Adelino Matos (Vila São Francisco Norte). Na ocasião, segundo a coordenadora regional de Saúde Centro-Norte da FMS, enfermeira Cláudia Glauciene, mais de 30 pessoas foram atendidas. “Nos mutirões, modificamos as receitas dos hipertensos, trocando o medicamento ministrado atualmente - o Captopril - pelo Enalapril, que é mais eficaz contra a doença”, diz.


Os pacientes que compareceram ao primeiro mutirão receberam gratuitamente da FMS os novos medicamentos. Ao todo, foram distribuídos 1.140 comprimidos de Enalapril, 240 de Hidroclorotiazida e 120 de Propanolol. De acordo com a coordenadora, a expectativa para este sábado é o comparecimento de, no mínimo, 60 pessoas. “Para esses mutirões foram cadastrados pelas equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) da zona Norte 450 hipertensos”, revela.


Para alcançar o maior número de pessoas cadastradas, a Regional de Saúde Centro-Norte decidiu realizar o segundo mutirão do Parque Ambiental do Mocambinho, por ser um local que tem ao seu redor várias comunidades. Estarão à disposição da população cadastrada equipes formadas por enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A enfermeira adiantou que outro mutirão de atendimento a hipertensos na zona Norte está marcado para o dia 6 de fevereiro.


“Esse trabalho pode continuar, caso a demanda de pacientes cadastrada pelas equipes do Pacs não seja totalmente atendida.”Sintomas – A hipertensão é uma doença que se caracteriza pelos sintomas silenciosos. Os mais comuns são: dor de cabeça, dor na nuca ou vômito. “No entanto, por serem

bastante genéricos, esses sinais costumam passar despercebidos”, diz Cláudia Glauciene.


De acordo com as autoridades de saúde ligadas às doenças cardiológicas, um controle regular para medir a pressão arterial nomédico ou na farmácia é muito importante. Para melhor exatidão noresultado da medição é aconselhável sempre repetir esse procedimentovárias vezes.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais