Cidadeverde.com

Após exames, Lula diz que saúde está "perfeita" e anuncia viagens

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu neste sábado (30) a uma série de exames no Instituto do Coração (InCor) de São Paulo. Em coletiva à imprensa logo após o check-up, Lula afirmou que está "com a saúde perfeita" e que continuará a viajar pelo país no ano eleitoral. Logo após os exames, Lula seguiu para Brasília. Ele descansa no Palácio da Alvorada.


O presidente disse não ter ficado preocupado com a crise de hipertensão da última quarta-feira, o que levou Lula a suspender a agenda de trabalho. “Por mim eu tomaria um remediozinho e embarcaria pra Davos”, afirmou o presidente. Lula foi aconselhado pelos médicos a não viajar para Davos, na Suíça, onde receberia pessoalmente o prêmio "Estadista Global" no Fórum Econômico Mundial.


“É o ultimo ano [de governo], a gente não pode deixar a peteca cair”, disse Lula após citar os vários compromissos na agenda que, segundo ele, contribuíram para a crise de hipertensão que sofreu. "Se o presidente não ficar em cima, as coisas ficam mais difíceis", disse Lula ao justificar a agenda intensa.


Lula disse também que não ficou assustado com a crise de hipertensão, mas ficou “preocupado”. Os médicos não receitaram remédios para o presidente. Segundo o presidente, chega uma hora que por mais bem preparado fisicamente que se esteja, se há o exagero na hora do trabalho e redução na hora do descanso, o corpo acaba sentindo. “Eu acho que foi isso. Parece que os exames estão perfeitos, eu acho que mais assustado ficou meu médico."


“A agenda sempre tem uma utilização de horário muito maior do que 24 horas. Vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que a gente vai ter que continuar viajando pelo Brasil. Temos muito coisa para fazer. É o último ano [governo dele] e a gente não pode deixar a peteca cair.”


“Obviamente, que graças graças a Deus, estou com a minha saúda perfeita. Eu possivelmente [passei mal] por excesso de cansaço e horas acordado. Eu na segunda-feira cheguei a Brasília 2 horas [da madrugada] do Rio de Janeiro. Na terça-feira, cheguei de Porto Alegre e fui dormir às 3 horas”, continuou Lula.


O presidente foi de helicóptero do apartamento dele em São Bernardo do Campo até o Instituto do Coração, que fica no Hospital de Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP). No hospital, o presidente fez tomografia, ecografias do abdômen e da próstata, um exame pulmonar e colheu sangue e urina para análise. A primeira-dama, Marisa Letícia, acompanhou Lula e fez alguns exames.


Após conversar com jornalistas, o casal seguiu para Brasília.


Médico pede dieta e exercícios


O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, fez duas recomendações ao presidente neste sábado: iniciar uma dieta leve e fazer exercícios físicos.


De acordo com ele, o presidente não é hipertenso e teve apenas uma crise de pressão alta provocada por cansaço e estresse.


“O presidente é uma pessoa saudável, os resultados dos exames já saíram e está tudo dentro da normalidade”, disse. “Sugeri que controlasse a dieta, não abusasse do sal e fizesse exercícios, uma hora por dia é suficiente”, relatou o médico.


Segundo orientação de Kalil Filho, Lula pode manter a sua rotina normal. “Os exames dele são bons, ele tem uma vigilância, sugeri apenas que descansasse um pouco mais após esse episódio."


Pressão alta


Desde quinta-feira, Lula se recuperava em seu apartamento em São Bernardo, após ter tido um pico de pressão arterial (18 por 12) na quarta-feira à noite, em Recife, onde foi hospitalizado.


Na quinta, ele já apresentava pressão de 11 por 8. A melhora foi atestada pelo médico da Presidência, coronel Cleber Ferreira, no final da tarde de quinta, após visita a Lula. A crise de saúde já havia sido atribuída por ministros e assessores à rotina intensa de trabalho. Foram 12 cidades percorridas nos últimos 14 dias e mais de 30 compromissos entre cerimônias, jantares e inaugurações pelo país.


Além da primeira-dama, Marisa Letícia, Lula esteve nos últimos dias acompanhado na residência pelos filhos Fabio, Sandro, Marcos e Luiz Cláudio. Recebeu telefonemas de ministros e dos presidentes Fernando Lugo (Paraguai) e Álvaro Uribe (Colômbia), que foram atendidos por assessores.


A pedido do presidente norte-americano, Barack Obama, o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jim Jones, conversou com o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, sobre a saúde de Lula, nesta semana.


Fonte: UOL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais