Cidadeverde.com

PI terá a 1ª "prisão sem muro" para tratar presos drogados

Imprensa, autoridades, e entidades irão conhecer na manhã desta quarta-feira (3) o Centro de Recuperação da Fazenda da Paz. Pioneiro no país, o projeto será uma espécie de "prisão sem muros", onde serão tratados detentos dependentes químicos com penas alternativas. As instalações no povoado Cerâmica Cil devem começar a funcionar no dia 5 de março, data da próxima visita do presidente Lula ao Piauí.

 

Os quatro mil metros quadrados de instalações custaram pouco mais de R$ 2,1 milhões, e irão receber apoio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, e também Emater. Célio Barbosa, fundador da Fazenda da Paz, antecipou ao Cidadeverde.com que já solicitou a inclusão da inauguração do espaço na agenda de Lula, mas reconhece que a abertura do mesmo pode ser adiada em função de outros eventos.

 

A comunidade terapêutica do projeto, denominado Luz e Vida, visa dar oportunidade de recuperar o infrator de pequenos delitos viciado em drogas. "O que acontece hoje com o rapaz que roubou um celular para comprar crack? Vai para a Casa de Custódia. Lá ele continuará um dependente", explicou. No novo Centro, ele contará com atividades agrícolas, de pisicultura, entre outras. Após um ano de tratamento, a pessoa é liberada.


O projeto foi apresentado ao recém-eleito governador Wellington Dias em 2002. O gestor buscou ao longo dos anos parcerias com vários ministérios para viabilizar a iniciativa.



O Centro tem garantidos estrutura de saúde e até uma escola formal. "Fizemos pesquisas em empresas para saber qual a mão de obra ausente no mercado", explicou Barbosa. Mecânica de automóveis, marcenaria e serralheria, e soldagem são alguns dos cursos que serão ofertados aos dependentes, que poderão sair da internação com emprego em vista.



O Centro de Recuperação terá também um jardim floral para caju, com mudas selecionadas e reconhecidas pelo Ministério da Agricultura.



Centro e Fazenda da Paz deverão reunir cerca de 300 internos após a inauguração do novo espaço. Os 32 funcionários de hoje vão saltar para pelo menos 115. "É um salto muito grande que vamos dar na ajuda as pessoas do Piauí", concluiu Célio Barbosa.


Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais