Cidadeverde.com

Mudança no sistema do Detran irrita professores de auto-escola

Imprimir

Os professores de auto-escolas do Piauí denunciam que a burocracia do Detran está barrando o aprendizado dos alunos. Após uma mudança no sistema de cadastramento, os problemas tem sido constantes.

É visível a revolta da professora Claudinéia Castro, ela afirma que com a mudança no sistema no início deste ano, o Detran pretende trabalhar com maior autonomia sob os alunos. “Eles (Detran) estão preocupados apenas em fiscalizar, não com a educação do trânsito e conscientização dos alunos, isto me revolta”.

Fotos: Teresa Farias

Claudinéia explica que o Detran criou uma nova determinação, onde apenas 25 alunos podem ser matriculados por turma, o que traz prejuízos ao dono de auto-escola. “Não se pode matricular mais que isso, porque o sistema não aceita. Antes podiam até 30 alunos”.



Nesta quinta-feira (04), mais uma vez a auto-escola em que Claudinéia Castro trabalha foi prejudicada pelo novo sistema. “O sistema estava fora do ar e não conseguimos cadastrar a digital dos alunos na aula. Isso atrasa a turma toda e as que já estariam marcadas para as semanas seguintes, é uma bola de neve”, lamenta.

Diante disso, a professora foi em busca de respostas por parte do órgão, porém, as respostas não foram positivas. De acordo com Claudinéia, os funcionários empurram a responsabilidade para a empresa terceirizada que cuida do sistema. A empresa por sua vez, se nega a receber os professores e donos de auto-escola. O encontro sendo possível apenas por meio de ofício, o que dificulta a solução.


Os alunos

As reclamações são gerais por parte dos alunos. O estudante Marcos André Arraes de Souza, reclama que está perdendo aula (faculdade) para tentar tirar a primeira habilitação, o que não está sendo possível. “A gente perde muito tempo, era pra eu tirar minha carteira em uma semana. Eu já sei que não vou conseguir devido a esses atrasos no sistema”.



Lentidão no sistema

O diretor-geral do Detran, Jesus Rodrigues explicou nesta quarta-feira (03) que o órgão sofreu uma pane no sistema na última semana, o que causou uma lentidão. O diretor afirmou que as medidas já estão sendo tomadas para solucionar o problema.


Teresa Farias (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais