Cidadeverde.com

HCT confirma morte de cinegrafista por malária; Caso será investigado

Imprimir

Foto: Fábio Lima/CidadeVerde.com


O Hospital das Clínicas de Teresina - HCT - confirmou ao Cidadeverde.com o diagnóstico de malária do cinegrafista Dogno Içaiano Gomes, 56 anos, morto na manhã desta sexta-feira (5) após complicações provocadas pela doença. Ainda segundo informações obtidas no HCT, só uma investigação com a família de Dogno poderá determinar onde ele contraiu a doença.

Matéria relacionada
Cinegrafista Dogno Içaiano morre em Teresina vítima de malária


O HCT também garante ter notificado o caso ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, inclusive para receber a medicação adequada ao tratamento. Dogno passou nove dias internado.

A Secretaria Estadual de Saúde disse ainda não ter recebido a notificação, e informou quem em 2009 foram registrados cinco casos autóctone da doença no Piauí, ou seja, com contaminação dentro do Estado após a chegada de uma pessoa contaminada. No entanto, todos foram em um único local no norte do Piauí.

A família acredita que Dogno tenha sido picado pelo mosquisto transmissor da doença depois de uma viagem a Paulistana, região sul.

Para a médica Amariles Borba, da Fundação Municipal de Saúde, a infecção em Paulistana é improvável, pois a malária é uma doença típica de regiões amazônicas.

Maria Veloso, gerente de vigilância em Saúde do Estado, informou que entrará em contato com autoridades municipais de sáude para que procedam a investigação epidemiológica, que deverá ficar a cargo da FMS, pois o paciente residia e faleceu em Teresina.

Velório
O corpo de Dogno, será velado a partir das 15h na capela da Funerária São Franciso (em frente à Estação Ferroviária). O sepultamento será amanhã (6) às 10 horas.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais