Cidadeverde.com

Bombas do piscinão de Mocambinho começaram a funcionar

Moradores da região do bairro Mocambinho poderão acompanhar de perto o funcionamento da estação elevatória de bombeamento construída pela Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte para conter com as enchentes na região. Bombas instaladas no local entrarão em atividade nesta quinta (11) e piscinão será esvaziado.


De acordo com Vicente Moreira Filho, Superintendente executivo da SDU Centro/Norte, duas bombas foram instaladas no local de forma provisória e vão entrar em funcionamento para retirar toda água do local. “A intenção é esvaziar o reservatório para instalar as seis bombas que ficarão de forma definitiva na estação. A ação é necessária por que a quantidade de água que está aqui não permite executar o serviço”, explica.


As duas bombas provisórias que estão instaladas possuem capacidade de sucção de 900 m³ por segundo, o que representa o transporte de 250 litros por segundo. Já as bombas definitivas possuem potência de transporte de 500 litros por segundo, ou seja, duas vezes maior do que os aparelhos instalados: “Em apenas uma bomba, vamos ter a potência das duas bombas juntas que hoje estão no local”, diz o superintendente executivo.


O local foi escavado para ampliar a capacidade de armazenamento para 27mil m³. Vicente Moreira Filho informa ainda que as seis bombas que serão instaladas de forma definitiva já estão em Teresina e logo devem ser instaladas. Além disso, as obras de construção da estrutura de abrigo das bombas (casa das bombas) e da subestação de energia seguem em ritmo acelerado.


O Piscinão do Mocambinho, como ficou conhecida a Estação Elevatória, é uma obra de anseio popular que a Prefeitura de Teresina realiza. A intervenção acaba de vez com as enchentes na região do bairro Mocambinho. Ao todo estão sendo investidos R$ 2 milhões e 100 mil, oriundos de parceria com BNDES. Cerca de 680 famílias da região serão beneficiadas com a obra.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais