Cidadeverde.com

Sítio arqueológico de 12 mil anos é descoberto no litoral piauiense

Imprimir

Um local que permaneceu quase intocado por 12 mil anos. Esse é mais um surpreendente achado feito por estudiosos piauienses. Com a ajuda de lavradores, um acadêmico de história encontrou pelo menos dois novos sítios arqueológicos, localizados no litoral do estado, na zona rural de Luis Correia.  A Pedra do Letreiro e a Pedra do Pêndulo possuem inscrições semelhantes às de São Raimundo Nonato e Sete Cidades e podem ser a revelação de um novo grande região com marcas do homem pré-histórico no Piauí.





O autor da descoberta foi o estudante Damilton Nóbrega, que cursa História na Uespi de Parnaíba. “Eu ouvi falar da Pedra do Letreiro, lugar que tinha ‘desenhos’, através de um agricultor e fiquei curioso para conhecer. Quando eu cheguei, fiquei espantado com o que vi”, descreve. Após uma série de visitas a outras rochas da região, o estudante encontrou ainda a Pedra do Pêndulo, onde até mesmo os moradores da região desconheciam as inscrições.



Segundo Damilton, ainda não existem estudos aprofundados sobre o local, que fica localizado em uma fazenda de 110 hectares, mas permaneceu praticamente intocado por muitos anos, por se tratar de uma região alagadiça. Ele explica que, com a ajuda do Iphan, calcula que as pinturas são de aproximadamente 12 mil anos atrás.



“São gravuras da tradição nordeste, semelhantes às da Serra da Capivara e de Sete Cidades. Um dado muito curioso é o desenho de um tridígito que é um símbolo dotado de uma conotação sexual”, explica Damilton. São pelo menos cem desenhos apenas na Pedra do Letreiro, retratado animais, homens e figuras geométricas.



Preservar
O secretário de Turismo de Luis Correia, Alcides Filho, é um entusiasta da descoberta e já vislumbra a possibilidade da criação de um parque para a exploração consciente do local. Ele destaca como atrativos da região, a zona ecotonal que encontra uma vegetação mista de cerrado, caatinga e típica do litoral.





Carlos Lustosa Filho
(direto da Caravana Cidade Verde em Luis Correia)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais