Cidadeverde.com

Mocambinho terá exposição de fotos sobre a história do Carnaval

Imprimir


No bairro Mocambinho, zona Norte, além de desfrutar as festas populares na Praça da Telemar, os foliões ainda poderão mergulhar na história da folia momesca de Teresina. É que o bar Estação Fria, localizado em frente ao local do evento, receberá uma exposição com textos, fotografias e ilustrações de Gabriel Arcanjo em que fazem um resgate da festa desde os anos 40.





A exposição Batuques, Confetes e Serpentina é organizada pelo jornalista Ral e conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Ela será aberta às 19h deste sábado e traz um material resultante de seis meses de pesquisa, com história do carnaval e os personagens que fizeram os blocos e escolas de samba das décadas de 40 até os dias atuais.

Para Ral, o objetivo da exposição é resgatar a história da folia, já que pouco se tem na cidade de registro sobre a tal. “A ideia é levar o conhecimento ao povo, a verdadeira história do carnaval de Teresina. Nos textos e fotos mostramos que nos anos 40 não existia escola de samba e nem bloco, que só surgiram depois dos anos 50 e ainda tudo sobre o Corso do Zé Pereira, e a história do Caminhão das Raparigas desde as boites da Paissandu à homenagem feita pelas atrizes hoje”, frisa.





Além disso, a exposição faz ainda várias homenagens aos que contribuíram para a folia. “Queremos lembrar os personagens que marcaram época, como Manoel Fininho, João Borges, Bagana, Nilsonha e Raspa”, destaca o jornalista, acrescentando que a exposição traz uma homenagem póstuma ao ex-presidente da Brasa Samba, Zé Carvalho.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais