Cidadeverde.com

Candidatos entram com ação e culpam site da Ufpi por erro

Imprimir
Candidatos aprovados no Programa Seriado de Ingresso na Universidade - PSIU - entraram com processo administrativo na Universidade Federal do Piauí - UFPI - para que a matrícula seja aceita após o prazo. Um calendário disponível no site oficial da instituição mostra que a inscrição dos mesmos seria feita entre 8 e 12 de fevereiro. No entanto, isso ocorreu no início do mês, e nesta sexta-feira (12) já foi divulgada a segunda chamada. 

O Cidadeverde.com acessou a página hoje à tarde e constatou no link "Serviços" o item "calendário", onde está disponível o arquivo "calendario_atualizado_30deabril.doc". Nele está assinalado que a matrícula dos aprovados no PSIU será feita entre os dias 8 e 12 de fevereiro. A mesma foi antecipada para 1º a 5 do mesmo mês.

Clique para ver a imagem ampliada, ou o calendário completo aqui

Aprovado em quarto lugar para o curso de Filosofia, o publicitário André Gonçalves foi um dos que se orientou pelo calendário com a data errada. Segundo ele, era obrigação da UFPI efetuar a mudança na página oficial, e o fato da alteração ter sido divulgada na imprensa não o obriga de tomar conhecimento do fato. Sem solução na instituição, ele já procurou advogados para recorrer na Justiça. 

Pelo menos três estudantes consideraram o calendário acadêmico no site oficial e já deram entrada com processo administrativo para que a matrícula seja feita depois do prazo, alegando que foram induzidos ao erro pela página. Os casos ainda serão analisados pela UFPI.

A pró-reitora de Ensino, Guiomar Passos, disse ao Cidadeverde.com que o mesmo site conta com o edital do processo seriado e todas as alterações nele feitas, "na mesma página que o aluno acessou para fazer a inscrição e imprimir o cartão, e acessar os locais de prova". Além disso, citou que houve ampla divulgação das datas da matrícula, e 95% dos aprovados compareceram, e foi noticiada com destaque no site a data de inscrição para cada centro.  

Ainda segundo a pró-reitora, não existe chance de alteração no edital do PSIU em função da reclamação apresentada. A instituição ainda divulgou nota oficial sobre o caso. 

Nota oficial da UFPI
A Universidade Federal do Piauí  esclarece que a data para matrícula dos aprovados para o Programa Seriado de Ingresso à Universidade, está devidamente expressa no edital do PSIU, bem como no site da Coordenadoria Permanente de Seleção, COPESE.

No momento em que o candidato se inscreve no processo de seleção, ele aceita, formalmente, obedecer aos critérios definidos pelo documento, portanto deve seguir as regras, inclusive de datas do mesmo.

Por outro lado, a UFPI deu ampla divulgação da data em que aconteceriam as inscrições, de 1º a 5 de fevereiro, sendo divulgada no site da universidade, nos jornais e portais de maior repercussão do estado. Prova disso é que a grande maioria dos candidatos classificados tomaram conhecimento do prazo e se matricularam. O número de candidatos que se abstiveram seguiu o padrão dos anos anteriores. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais