Cidadeverde.com

Idosos terão caderneta de saúde para melhorar atendimento

Imprimir

Cerca de 90 por cento dos idosos de Teresina já são acompanhados pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que está sendo implantada no município pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) com o intuito de oferecer aos idosos um atendimento mais eficaz.


A caderneta é um documento instituído pelo Ministério da Saúde dentro da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e está sendo utilizada em Teresina através do projeto de implementação da política de saúde da pessoa idosa. As equipes de saúde da família estão sendo capacitadas para acompanhar os idosos seguindo as orientações contidas na caderneta.


A responsável pelo trabalho, nutricionista Keila Fortes, informou que até julho deste ano a capacitação das equipes da ESF para a utilização caderneta deve ser concluída. Com isso, vão ser beneficiados todos os idosos do município, que totalizam 54.349 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A FMS já está fazendo também o monitoramento das equipes capacitadas para ver como elas estão agindo em relação ao acompanhamento; ou seja, orientando os
idosos sobre o preenchimento correto da caderneta.


A caderneta, que está sendo entregue aos idosos pelas equipes de saúde da família, pede, entre outras informações, a identificação pessoal do idoso, escolaridade, situação ocupacional e familiar, estado de saúde e regularidade das vacinas. O documento oferece também recomendações ao idoso sobre comportamentos que podem lhe proporcionar melhor qualidade de vida.


A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é uma espécie de prontuário que o idoso deve sempre levar consigo, principalmente quando for ao serviço de saúde. Com base nas informações contidas na caderneta, as equipes elaboram um relatório que servirá para análise, planejamento de ações, monitoramento e avaliação do idoso.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais