Cidadeverde.com

Terremoto que matou 147 provocou estragos em 500 mil casas

Imprimir

Cerca de meio milhão de casas tiveram graves estragos após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile nesta madrugada. A informação é da ministra de Habitação do Chile, Patricia Poblete.

O tremor, um dos mais fortes da história, causou ao menos 147 mortes, tsunami e destruiu casas e pontes, especialmente na região centro-sul do país.

"Temos um cadastro preliminar de que poderíamos ter ao redor de 500 mil casas com danos severos e ao redor de 1,5 milhão de casas afetadas com distintos graus de danos", disse Poblete.

O tremor teve seu epicentro a 90 km de Concepción, cidade de 500 mil habitantes 500 km a sul da capital, Santiago, As autoridades declararam parte do país como zona de catástrofe.

A ilha chilena de Robinson Crusoé, que integra o arquipélago de Juan Fernandez, foi devastada por uma série de ondas.

Segundo o jornal "La Tercera", há 15 desaparecidos e cinco mortos no arquipélago de Juan Fernandez.

Após o terremoto, moradores de várias regiões do Chile ficaram sem luz, água e serviços de telefonia. O aeroporto internacional de Santiago ficará fechado por ao menos 24 horas, o que dificulta a entrada e saída de estrangeiros do país.

Tsunami

Na localidade chilena de Talcahuano foram registradas ondas de 2,3 metros de altura. Em Coquimbo e Valparaíso foram medidas ondas de 1,3 metro de altura.

Na chilena Ilha de Páscoa e nas equatorianas Ilhas Galápagos, as ondas superaram 3 metros.

Um alerta de tsunami também foi divulgado para Guam, Samoa, Samoa Americana e dezenas de outras ilhas do Pacífico. Um alerta de menor intensidade também está em vigor para a costa dos Estados da Califórnia e British Columbia (EUA) e para o Alaska.

Grandes ondas também devem atingir a Ásia, a Austrália e a Nova Zelândia nas próximas 24 horas. Um tsunami pode se movimentar a até 965 km/h, segundo Jenifer Rhoades, do Serviço Nacional de Meteorologia de Washington, D.C (EUA).

O Havaí espera por um tsunami. Moradores da ilha foram acordados com o barulho de sirenes de alerta. Um aviso de tsunami foi divulgado para todo o Havaí. Embarcações e a população local foram retirados da área costeira. O aeroporto internacional de Hillo, ao longo da costa, também foi fechado.



Fonte: Folha com agências internacionais

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais