Cidadeverde.com

500 mil pessoas enfrentam seca; barragens são abertas no Piauí

Imprimir

Sem chuvas há mais de três meses, as famílias do semi-árido do Piauí estão tendo que ser socorridas pelas águas das represas. Nesta terça-feira, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) anunciou a abertura das comportas das cinco maiores barragens no Estado para ajudar as famílias que enfrentam o drama da seca.





Segundo a Defesa Civil estadual, 78 municípios estão sendo abastecidos por carros-pipa, devido à falta de água potável. Pelos cálculos da Defesa, 500 mil pessoas precisam de abastecimento no Piauí.


O superintendente do DNOCS no Piauí, José Carvalho, informou que as barragens acumulam cerca de 2 bilhões de metros cúbicos de água e que 15% delas serão liberadas. “A liberação das águas é feita sob controle para evitar acidentes e vai perenizar 5 mil km de rios. Cerca de 80 municípios serão beneficiados”, afirmou José Carvalho.


Estão sendo abertas as comportas das barragens Jenipapo, no município de São João do Piauí, Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, Salinas, em São Francisco do Piauí, Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, e na represa da cidade de Bocaína.




Com as irregularidades nas chuvas, alguns municípios enfrentam a falta de água até para o consumo humano e animal. Cidades já estão com perda agrícola de mais de 50%.


Defesa Civil

O diretor da Defesa Civil, Jorge Ney de Moraes, informou que 45 municípios já decretaram situação de emergência com as falta de chuvas. Ele disse ainda que a Defesa Civil vai se reunir com Fetag, Conab e Associação Piauienses dos Prefeitos (APPM) para definição de um plano emergencial de atendimentos as famílias.  



Por Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais