Cidadeverde.com

Governador do RJ convoca passeata contra emenda do pré-sal

Imprimir

O governo do Rio de Janeiro organizou para esta quarta-feira (17) uma passeata no Centro do Rio para protestar contra a emenda apresentada pelo deputado Ibsen Pinheiro, que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo. Para ter uma adesão maior, o governador Sérgio Cabral decretou ponto facultativo para os servidores do estado a partir de 15h.
 

Várias prefeituras do estado aderiram à passeata e também decretaram ponto facultativo, entre elas Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, da prefeita Rosinha Matheus, adversária política de Cabral. Segundo a prefeitura do município, mais de 40 ônibus serão disponibilizados para os servidores e moradores de Campos.


Professores vão falar sobre pré-sal


Em Macaé, também no Norte, não foi decretado ponto facultativo, no entanto, a prefeitura vai abonar as faltas dos servidores que forem à passeata no Rio. Cerca de 2,5 mil pessoas devem comparecer no Centro do Rio, segundo estimativas da prefeitura de Macaé.


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou ponto facultativo na capital a partir de 15h desta quarta-feira. A Secretaria municipal de Educação informou que orientou a todas as escolas da rede a trabalhar com os alunos a campanha pelos royalties durante o horário escolar desta quarta-feira.


A Secretaria esclareceu que, seguindo a orientação da prefeitura, todos os alunos e professores serão liberados às 15h.


Na Baixada Fluminense, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, decretou ponto facultativo a partir do meio-dia de quarta-feira.


Advogados convocados


A Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio, convocou os advogados à passeata. Segundo a OAB, “o pagamento dos royalties ao Rio é uma questão de justiça, passível de ser apoiado mesmo por quem não mora ou trabalha no estado.”


A campanha do governo do estado do Rio contra a emenda do deputado Ibsen Pinheiro também ganhou adeptos famosos. Artistas e políticos estão sendo recrutados para participar da manifestação. Entre eles, Fernanda Abreu, Alcione, Toni Garrido e Neguinho da Beija-Flor.


Já confirmaram presença também as secretarias estaduais e municipais do Rio de Janeiro, autoridades de municípios vizinhos e a cariocas que manifestaram apoio via internet no Twitter.

Transporte


A concessionária das barcas vai disponibilizar uma travessia exclusiva e gratuita de Niterói, na Região Metropolitana, para o Rio, às 15h. A embarcação tem capacidade para duas mil pessoas. Os bilhetes para retorno serão entregues pela tripulação, durante a viagem de ida.
 

O público que for amanhã à manifestação convocada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, para às 16h na Candelária, vai poder contar com esquema especial do Metrô. Das 15h às 22h, a concessionária vai colocar o máximo de composições em circulação para atender a demanda.
 

A melhor saída para chegar à Candelária, local de concentração do público, será as estações de Uruguaiana e Carioca. O retorno, na estação da Cinelândia, deverá ser feito através dos acessos Pedro Lessa, Odeon e Santa Luzia. As duas saídas próximas ao Teatro Municipal estarão fechadas por estarem localizadas no centro do evento.


As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo/Gávea e Ipanema/ General Osório - Gávea) funcionarão normalmente, até a chegada do último trem, que parte das estações à meia-noite.

Esquema de policiamento


A Polícia Militar informou que estará de prontidão a partir de 9h de quarta. O efetivo empregado será de mais de quatro mil policiais distribuídos nas áreas do Centro.


De acordo com a PM, o policiamento normal de todas as unidades não será afetado, tendo em vista que o efetivo utilizado no evento será retirado dos cursos, do expediente e das folgas.


As interdições de rua ficarão a cargo da CET/Rio e da Guarda Municipal. A Polícia Militar recomenda às pessoas que forem participar do evento que não levem crianças, que estejam bem alimentadas, que usem roupas leves, que evitem portar objetos que despertem a atenção de criminosos ou que possam causar lesões a terceiros e que se utilizem de transporte público em seus deslocamentos na quarta-feira.


Limpeza


Para garantir a limpeza do local da passeata, serão mobilizados 65 garis que contarão com o apoio de 40 contêineres, duas kombis lava-jato, uma pipa d´água e uma varredeira mecânica. Ao final da tarefa, um caminhão coletor remove os resíduos.

Trânsito


O trânsito nas proximidades do Centro do Rio será alterado. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), a partir das 14h será interditado um trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Centro.


A partir das 15h, a Avenida Rio Branco ficará interditada ao tráfego de veículos no trecho entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Avenida Presidente Wilson, assim como o entorno da Candelária e o acesso da Avenida Perimetral para a Avenida Presidente Vargas.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais