Cidadeverde.com

Perícia médica reprova candidatos deficientes e atrasa nomeação no TJ

Imprimir
Mais de cinco pessoas aprovadas como deficientes físicos no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí - TJ/PI - foram reprovadas pela perícia médica. O problema atrasará em mais um mês a nomeação dos 211 concursados, aprovados ou não por cotas. A audiência para definição das comarcas, que estava marcada para a próxima segunda-feira (22), foi adiada para 19 de abril.

Fotos: Yala Sena/CidadeVerde.com

Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJ, José Vidal de Freitas Filho, por força do edital, os candidatos suplentes às vagas destinadas aos portadores de deficiência terão de ser chamados por ordem de classificação. Isso implica em novos prazos para convocação e perícia médica no Departamento de Saúde no Tribunal. O adiamento só ocorreu porque o número de cotistas reprovados foi elevado. 

No edital publicado no dia 10 de março pelo presidente do TJ, Raimuno Nonato Alencar, constam 20 nomes de candidatos aprovados que alegaram deficiência para concorrerem através das cotas. Segundo o juiz José Vidal de Freitas Filho, não teria havido má fé dos mais de cinco reprovados na perícia médica, e sim incompatibilidade com o nível de problema apresentado e o que é exigido.

Enquanto isso, comarcas aguardam servidores para sanarem seus problemas funcionais. Levantamento do TJ apontou que será necessário o remanejamento de aprovados para outras comarcas, em função da remoção de servidores. Tanto municípios poderão receber mais concursados como outros estariam sem vagas disponíveis. A audiência às 9h do dia 19 de abril, no auditório do TJ, definirá, por ordem de classificação, quem ficará em qual cidade. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais