Cidadeverde.com

Empresários aprendem a controlar finanças de forma eficaz

Imprimir

Até o final deste mês, empresas dos segmentos de metalúrgica e de serralheria de Teresina participam de consultoria Financeira e de Custos. Nessa primeira fase, estão sendo atendidas três empresas. No total, serão beneficiados, com esse atendimento especializado, seis empreendimentos desses setores.


Durante a consultoria, as empresas passam por toda uma avaliação do contexto operacional, quando é feito o levantamento de informações dos diversos departamentos e sugeridas soluções para os problemas detectados, no que se refere à análise dos sistemas de controles internos – contas a receber e a pagar; movimentos do caixa e banco; estoques; fluxo de caixa; controles de despesas; custos; ativo imobilizado; contabilidade; entre outros dados.


“Nessa consultoria, os empresários desenvolvem competências para controlar e analisar financeiramente os empreendimentos, através de uma gestão mais eficaz. A ideia é tornar as empresas mais competitivas, o que deve contribuir para o sucesso dos negócios do setor”, comenta a gestora do Projeto Metalúrgica e Serralheria do Sebrae no Piauí, Fátima Cruz.


O Projeto Metalúrgica e Serralheria do Sebrae no Piauí é executado desde 2008 junto a vinte e três empresas de Teresina, que são atendidas com treinamentos e consultorias nas mais diversas áreas relacionadas ao universo dos negócios. Entre os objetivos do projeto estão o aumento do número de clientes e as vendas.


Esta semana, os empresários participaram da palestra A Importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio, proferida pelo consultor do Sebrae no Piauí, Francisco Craveiro Júnior. Na ocasião, foram repassadas técnicas de gestão do capital de giro, que devem ajudar os empresários no controle de contas a pagar e a receber, estoque, despesas operacionais, preço de venda, entre outras medidas para otimizar os recursos financeiros.


Outra ação do projeto realizada este mês foi o treinamento Como Vender Mais e Melhor, quando os empresários foram incentivados a perceberem as oportunidades de mercado para expansão dos negócios e a identificar qual a melhor alternativa para o crescimento eficaz.


“Estamos na reta final do projeto e todas as ações do Sebrae junto a esse público são de extrema importância para a melhoria da gestão das empresas do segmento. Até dezembro, quando o projeto encerrará suas atividades, ainda teremos capacitações tecnológicas, que serão promovidas através de parceria com o Senai”, informa Fátima.


Ainda segundo Fátima, até o segundo semestre deste ano os empresários do setor devem legalizar uma cooperativa. “Esses empreendedores estão com uma grande expectativa para a formalização da entidade representativa do segmento. A intenção é fortalecer ainda mais o grupo”, destaca.


Os empresários já estão num estágio bastante avançado para a composição da entidade. Compras conjuntas já são realizadas junto a fornecedores de outros Estados, o que aumenta o poder de negociação do grupo e garante preços mais reduzidos. Com isso, os empresários conseguem ter recursos disponíveis para investir em outras prioridades das empresas.


Fonte: Sebrae

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais