Cidadeverde.com

Semana Santa movimenta o Mercado do Peixe de Teresina

Imprimir

Nas vésperas da Semana Santa, os vendedores do Mercado do Peixe, localizada na zona Leste de Teresina, não estão satisfeitos com as vendas este ano. No mesmo período do ano passado as vendas chegam a ser duas vezes maior do que este ano.


Fotos: Teresa Farias/Cidadeverde.com


De acordo com a proprietária de uma das bancas mais procuradas no Mercado do Peixe, Edileusa Lustosa, a pouca procura se deve à alta nos preços. “O peixe veio muito caro esse ano. Os fornecedores colocaram o preço lá em cima. Isso fez com que as vendas diminuíssem”, revelou.



Edileusa Lustosa, proprietária de banca


Parte do peixe vendido na bancas, vem de fora do Estado, o que contribui para o acréscimo do preço. Segundo dona Edileusa, o Piauí fornece apenas o tambaqui e a tilápia. A pescada e o piratinga são provenientes de Belém e São Luís.  Os quatro peixes são os mais procurados.


“A nossa produção de peixe ainda é pequena, quando chega o período da semana santa, que aumenta a procura pelo pescado, temos que pedir de fora para atender a grande demanda do piauiense”, esclareceu a micro empresária.





Tambaqui de 16kg, será vendido em postas


O mercado do peixe traz novidades este ano para conquistar os clientes mais exigentes. “Esse ano, incrementamos com a venda de camarão, lagosta, arraia, bacalhau, sardinha e filé de merlusa. Tem pra todos os gostos e preços”, declarou dona Edileusa.


O mercado do peixe conta com 20 fornecedores e 17 bancas. Cada banca vende aproximadamente 100 kg de pescado por semana. Na semana santa, esse número passa a ser por dia, chegando a totalizar 700kg por semana. Os proprietários de bancas pretendem acabar com todo o estoque de peixe até esta quinta-feira (01).



Todos os tipo de peixe podem ser encontrados no mercado



Variedades de camarão


Supermercados

De acordo com o presidente da associação dos supermercadistas do Piauí, Raul Lopes, a população ainda não tem uma cultura de procurar o peixe nos supermercados, vão primeiro nos mercados especializados.


“Já é uma cultura, nesse período as pessoas procurarem logo o mercado, pelo preço, pelo fato do peixe estar fresquinho, tudo isso contribui”, revelou.


Raul Lopes disse ainda que a grande procura nos supermercados é pelo bacalhau. “O bacalhau é o produto mais procurado nos supermercados, que vêm fazendo promoções, na tentativa de atrair ainda mais clientes”, finalizou o presidente.



Peixes vindos de outros Estados





Saiba como escolher um bom peixe

Ao comprar um peixe a primeira coisa que você deve verificar é se os olhos do peixe estão brilhantes e com uma cor original. Observe se as guelras estão bem avermelhadas e firmes. veja se as escamas do peixe também estejam firmes.

Evite comprar peixes congelados por causa do gelo, muitas gente não percebe, mas ao comprar peixe congelado principalmente este que vêem em embalagem fechada costuma também estar com água dentro e esta água irá se transformar em gelo e com isso fazendo com que a embalagem fique mais pesada.

Preste muita atenção na data de validade da embalagem se for comprar congelado, pois consumir este tipo de alimento que já esteja passado da validade pode lhe trazer algumas consequências desagradáveis para a sua saúde.





As arraias são uma novidade este ano


Teresa Farias (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais