Cidadeverde.com

Servidores da Cepisa e Chesf farão Ato Público na próxima segunda

Imprimir

Nesta segunda-feira (12) os trabalhadores da Eletrobrás (Chesf e Cepisa) farão um ato público em protesto a não implantação do PCR (Plano de Carreira e Remuneração) e a não inclusão das Distribuidoras do grupo no plano.




Este será um ato nacional, sob a coordenação do CNE – Conselho Nacional dos Eletricitários, realizado simultaneamente em todas as empresas do Sistema Eletrobrás. Os trabalhadores farão paralisação para reivindicar seus direitos junto à empresa.


O presidente do Sindicato dos Urbanitários – SINTEPI, Francisco Marques, fala da importância do ato para os trabalhadores. “Este protesto é em defesa de um PCR justo. A participação dos trabalhadores é fundamental para garantir melhorias na proposta apresentada pela Eletrobrás, por isso queremos convocar todos a participarem”, enfatizou.


Eles também protestarão pela falta de informações sobre a PLR – Participação nos Lucros e Resultados. Nos anos anteriores a Eletrobrás sempre divulgou até o dia 15 de março um balanço com o resultado financeiro das empresas, e este ano, até esta data ainda não foi passada nenhuma informação sobre a PLR.

 
Veja a contraproposta onde o CNE enumerou as principais melhorias que tentará conquistar no novo PCR:
 
- Tabela unificada para todas as empresas - geradoras e distribuidoras;
- Antiguidade automática (internível de 3% a cada 18 meses);
- Enquadramento por nível de complexidade/qualificação e não o enquadramento cego pelo salário ou área de elegibilidade que, em alguns casos, aumenta a distorção;
- Negociação do ADL;
- Curva de maturidade na transição;
- Forma de gestão da verba para movimentar o plano; e
- Recuperação anual do piso salarial, para evitar que a Eletrobras continue sendo um grande centro de treinamento de profissionais para outras empresas.



Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais