Cidadeverde.com

Ex-detentos farão cursos profissionais em projeto do TJ

Imprimir

Uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Piauí e os Serviços S (Sesc, Senai, Sebrae, Senac) visa promover a ressocialização, reinserção de ex-detentos na sociedade e mercado de trabalho piauiense. Essa parceria criou a "Rede Despertar", que tem por objetivo atender a 100% dos presos do Estado e está sendo firmada hoje (09), no Cenajus.


A cargo do Sebrae ficou uma pesquisa que aponta o grau de instrução e as potencialidades de cada um dos presos do sistema carcerário do Estado. “Este projeto chegou em boa hora, já que o perfil dos presos do Piauí mudou. Temos a maior incidência de detentos urbanos e é preciso capacitar esta mão de obra em potencial”, afirmou Mag Say Say Feitosa, diretor do Sistema Penitenciário do Piauí.


Serão promovidos cursos que se adaptam a demanda atual do mercado, como: operador de micro, montagem e manutenção de computadores e técnico em eletrônica. “Foram pensados cursos que pudessem trazer uma maior estabilidade aos trabalhadores, entretanto, não podemos deixar de pensar na relação preso-família, para isso dispomos de profissionais como assistentes sociais e psicólogos para amenizar essas relações”, afirma Tiago Brandão, diretor do Núcleo de Atenção Permanente ao Preso do TJ-PI.

A iniciativa é pioneira no Piauí e futuramente será expandida para outros estados do país. Jirair Aram, presidente do Tribunal Regional Federal, afirma que “queremos facilitar, com esse tipo de iniciativa, a aceitação dos ex-detentos pelas empresas”.



Flash de Lívio Galeno (especial para o Cidadeverde.com)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais