Cidadeverde.com

Brasileiros homenageiam Beatles quarenta anos depois do fim

Imprimir


“Meu único plano agora é amadurecer”. A frase de Paul McCartney encerra um comunicado enviado à imprensa no dia 10 de abril de 1970 para divulgar seu primeiro álbum solo, "McCartney". Na nota, há exatos 40 anos, o baixista anunciava sua saída dos Beatles e consequentemente o fim do maior fenômeno da música pop em todos os tempos.





Quatro décadas depois, uma legião de fãs e músicos ainda lamenta o fato, mas também celebra o legado deixado por McCartney, George Harrison, John Lennon e Ringo Starr. No Brasil, o produtor musical Marcelo Fróes organizou o projeto "Beatles 70", álbum que presta tributo ao repertório gravado pela banda no ano de sua dissolução.

 

"Este disco fecha a trilogia que iniciei em 2008, com a celebração dos 40 anos de lançamento do 'Álbum branco'. Na ocasião, reuni artistas brasileiros para regravar canções dos Beatles relativas ao ano de 1968. Em 2009, a festa foi para 'Abbey road', que também fez aniversário. O projeto 'Beatles 69' foi composto por três CDs, com versões para as músicas gravadas em 1969. Agora é a vez de 'Let it be', que também vai se tornar um quarentão no dia 8 de maio", explicou o produtor.

 

Motivação especial

"Beatles 70", que será lançado no final deste mês pelo selo Discobertas, conta com as participações de Arnaldo Antunes, Zé Ramalho, Cássia Eller, entre outros, mas, segundo Fróes, a grande motivação para a realização de mais este projeto foi a presença da dupla Sá & Guarabyra.

 

“Eles participariam do projeto anterior com Zé Rodrix, mas desistiram por causa da morte do cantor e compositor em abril do ano passado. Desta vez pude contar com os dois na faixa 'Let it be'. Foi a primeira gravação da dupla após a morte de Zé Rodrix", disse Fróes.

 

Outro destaque é a participação de Rodrigo Santos, Guto Goffi e Fernando Magalhães, baixista, baterista e guitarrista do Barão Vermelho, respectivamente, que se reuníram para recriar a canção "For your blue", de George Harrison.

 

"Acho que desde que o Barão entrou em recesso, em 2005, que eles não trabalhavam juntos. Rodrigo fez um dueto com uma cantora chamada Marília Bessy que ficou belíssimo", conta o produtor.

 

"With a little help from my friends"

A banda de de hard rock Dr. Sin contribuiu com "Dig a pony", de John Lennon, e fez uma referência especial. "Eles tiveram a sacada de colocar o mesmo riff de guitarra da versão que Joe Cocker gravou para "With a little help from my friends" no verso 'All I want is you'", relembra Fróes.

 

Ele adiantou ainda que um DVD com material registrado em vídeo, durante a produção dos três projetos, deve ser lançado ainda este ano. "Muita coisa foi filmada. Teremos videoclipes e mais algumas surpresas".



Fonte: Globo.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais