Cidadeverde.com

Saúde realiza neste sábado "Dia D" para vacinação contra gripe suína

Imprimir



Neste sábado o Ministério da Saúde promove, com apoio dos Estados e municípios, o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 --a gripe suína. O objetivo da iniciativa é aumentar a adesão à campanha de imunização. Até as 15h desta sexta-feira (9), apenas 22,1% do público-alvo havia sido vacinado.





Ao todo, 36 mil postos de imunização ficarão abertos no país para aplicar a dose da vacina nos grupos prioritários: gestantes, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas (veja lista) e a população entre 20 e 29 anos.

Grupos prioritários

Data da vacinação
Trabalhadores da saúde e indígenas 08/03 a 19/03
Gestantes 22/03 a 23/04
Doentes crônicos 22/03 a 23/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos 22/03 a 23/04
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04
Campanha de vacinação do idoso (gripe comum) 24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

Em São Paulo haverá 1.604 postos volantes para intensificar o trabalho que já é feito regularmente por 3.840 postos de vacinação fixos espalhados por todo o Estado. Veja aqui os endereços dos postos de vacinação na região metropolitana.


Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a procura pela vacina aumentou nas últimas semanas. Ele atribui a demora de algumas pessoas a se vacinar ao fato desse tipo de imunização ser uma novidade no país e às festas do último feriado.


O ministro garantiu que a vacina é eficaz, segura e a população não deve ter receio de tomar. "É absolutamente segura. Não tivemos nenhum caso de complicação. Se tiver dúvidas, procure um médico", afirmou Temporão, acrescentando que a vacina pode causar pequeno desconforto, como febre, mas sem grandes problemas à saúde. A vacina não é indicado aos que apresentam reação alérgica ao ovo.


Entre os grupos considerados prioritários Ministério da Saúde, estão também adultos de 30 a 39 anos e idosos. Quem estiver fora dessa lista, pode procurar a vacina em clínicas particulares.


A partir da próxima semana, o laboratório Abbott vai distribuir um tipo de vacina contra a gripe A no setor privado. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, vinculada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), concedeu o registro de preços ao Abbot para a vacina, capaz de imunizar contra a gripe A e a comum --diferente da aplicada nos postos de saúde, que imuniza somente contra a gripe suína.



O preço autorizado varia de R$ 40,60 a R$ 44,11, mas as clínicas podem cobrar acima desse valor pela aplicação da dose. De acordo com a Anvisa, quatro laboratórios já têm licença para comercializar a vacina no país, mas apenas o Abbott requisitou o registro de preço até o momento.



De janeiro a abril deste ano, 50 pessoas já morreram da gripe A no país --a maioria mulheres. Em 2009, quando não havia vacina no Brasil, foram registrados 2.051 óbitos --75% deles de pessoas com doenças crônicas.


Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais