Cidadeverde.com

Chesf deixa comportas abertas em Guadalupe; Açude sangra no Ceará

Imprimir
A gerência regional da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf - informou em comunicado nesta segunda-feira (12) que a vazão do rio Poti, que subiu mais de seis metros no fim de semana, diminuiu considerávelmente. Mas um dos açudes no Ceará que ficam na bacia do rio sangrou hoje. O Colinas, na cidade de Quiterianópolis, atingiu sua capacidade de 3,25 milhões de metros cúbicos.

Essas águas desaguam no açude Flor do Campo, o segundo na bacia do Poti, e ainda estão represadas. Dos nove açudes que têm influência sobre o rio, o Flor do Campo é o que atingiu a segunda maior capacidade até agora - 80%. Os demais, ainda não sangraram: Carnaubal (68,9%), Realejo (74,2%), Barra Velha (69,2%), Jaburu II (61,3%), Cupim (48,0%), Sucesso (65,6%) e o São José III (62,6%). 

A vazão do Poti, que chegou a 1.416 m³/s no dia 9, caiu hoje para 219 m³/s. A cota do rio caiu de 8,16m em Prata do Piauí, onde a medição é realizada, para 3,04m. Isso implicou em redução de 5,12m da cota do rio, e a tendência continua sendo de queda, exceto em caso de sangramento dos açudes. 

Também hoje, o reservatório da usina de Boa Esperança tinha vazão de 1.153 m³/s de água para o rio Parnaíba, um aumento de cota de quase um metro. Porém, as vazões dos rios Gurgueia e Canindé, que deságuam depois da barragem, estão caíndo. Por isso, a Chesf decidiu continuar a despejar 1.000 m³/s de água da barragem até quarta-feira, quando será feita nova avaliação. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais