Cidadeverde.com

Derrame de peixe morto aparece em Atalaia e preocupa autoridades

Imprimir


Um derrame de peixes mortos está acontecendo ao longo da Orla das praias de Atalaia e Peito de Moça em Luís Correia (a 360 km de Teresina). Os peixes são descartados por pescadores durante a pesca de camarão. 




 
Só ontem (20), 11 barcos, a menos de 500 metros da praia, retiraram das redes de camarões milhares de corós, baiacús e outros tipos de peixes que ficaram encalhados nas areias. Por conta da umidade e do sol o cardume apodrece rapidamente causando mau cheiro nas praias do litoral.





De acordo com o secretário de Turismo de Luís Correia, Alcide Filho, na manhã desta quarta-feira(21) a situação se agravou. “Mais peixes apareceram mortos, são do tamanho de piabas, que estão sujando, contaminando e inviabilizando mais de quatro quilômetros de praias. A Atalaia agora está ecologicamente fechada para banho ou o Turismo”, definiu o secretário.  Ele ressaltou que não é contra a pesca de camarões. "Essa pesca deve ser feita com cuidado e afastada da orla", completou.





O secretário destacou que já entrou em contato com o Superintendente do IBAMA Romildo Mafra, que respondeu que o órgão está com restrições de atendimento por conta de uma greve desde o início de abril. “Fizemos contato com o diretor da base do IBAMA em Parnaíba, Totonho, que nos confirmou a greve, mas segundo sua informação, os barcos têm licença para a pesca do camarão”, relatou Alcide.





A Capitania dos Portos em Parnaíba disse que vai acionar a equipe de inspeção, mas que tem limitações legais sobre a denúncia, já que as questões ambientais são redirecionadas ao Ibama.





O prefeito Kim do Caranguejo se comprometeu em mobilizar o setor de limpeza para retirar os animais mortos.

 
Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais