Cidadeverde.com

São Pedro será contemplado com Unidade Básica de Saúde

Imprimir

O município de São Pedro do Piauí será contemplado com uma Unidade Básica de Saúde – UBS pelo Governo Federal. Das 25 UBS destinadas ao Piauí pelo Ministério da Saúde, uma contemplará a comunidade de Pedras, a 06 quilômetros da zona urbana da cidade, e que vem a ser o maior povoado do município.

Na obra, segundo o Ministério da Saúde, deverão ser investidos mais de R$ 200 mil, além da contrapartida financeira da Prefeitura.

“Estamos trabalhando para agilizar os trâmites legais e iniciar a obra o quanto antes”, informa o prefeito Matias Araújo da Silva. Além desta UBS, o município conta, atualmente, com o Hospital Marcolino Barbosa Ribeiro (na cidade) e com  postos de saúde nos povoados da zona rural.

Para garantir mais agilidade na construção das Unidades Básicas de Saúde, o Ministério adotou uma nova estratégia de repasse dos recursos. A transferência dos valores será feita em três etapas: com a publicação das portarias que habilitam o recebimento do dinheiro, a pasta encaminha 10% do valor estipulado.

Depois que apresentarem comprovantes de contratação das empresas que realizarão a construção, receberão 65% do montante. Com a finalização da construção, serão depositados os 25% finais. Nos últimos dez anos, o repasse era feito por meio de convênio e a execução podia demorar até cinco anos para ser concluída.

Diversos procedimentos de atenção básica à saúde poderão ser feitos em uma UBS, de forma preventiva, por exemplo, acompanhamento de gestantes, prevenção contra diabetes e hipertensão, além de medidas de combate à mortalidade infantil. Para esta unidade, será destacada uma equipe do programa de Saúde da Família - PSF, composta por médico, dentista, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista, para fazer os atendimentos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é prestar assistência a pelos menos 2 mil pessoas. A Unidade contará com consultórios médicos e odontológicos, banheiros e salas de espera.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais