Cidadeverde.com

Escritor lança livro sobre a política no Vale do Parnaíba

“O livro trata de política, não de forma estreita, mas uma política vista de maneira mais larga, mais abrangente”. Esse é o comentário do escritor Manuel Domingos Neto, sobre seu livro “O que os netos dos vaqueiros me contaram”, que será lançado hoje (30), às 19h, no Arquivo Público de Teresina.




 
O livro, segundo o autor, faz uma análise do papel exercido pelo Piauí na construção do Brasil e trata do poder político e oligárquico do Vale do Parnaíba. “O Vale do Parnaíba foi por muito tempo a alternativa de sobrevivência do Sertão semi-árido. Foi a peça chave da economia colonial e do Império”, comentou.

 
Segundo o autor, no livro, foram deixados de lado conceitos geralmente usados pelos demais autores quando se fala de política no Sertão nordestino. “Tive que me afastar de algumas idéias. Conceitos como Coronelismo e Patriarcalismo, bastante usados quando se fala de política no Sertão nordestino, não estão presentes na obra”, disse. 

 
No último capítulo do livro, de acordo com Manoel Domingos Neto, são reproduzidas longas conversas dos ex-governadores Coronel Pedro Freitas e Rocha Furtado e do ex-senador Ribeiro Gonçalves. As falas foram extraídas de entrevistas concedidas por eles quando vivos. “No geral, os trechos abordam vários aspectos que vão desde a vida cotidiana até a política e a economia”, informou o escritor.


Pollyanna Carvalho (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais