Cidadeverde.com

O Parnahyba Sporte Clube completa 97 anos

Neste dia primeiro de maio o Parnahyba Sporte Clube completa 97 anos, fundado que foi em primeiro de maio de 1913, por iniciativa do industrial José de Moraes Correia, eleito Presidente.Ao longo de sua história o azulino ganhou 10 títulos do Campeonato da Liga Parnaibana de Futebol, nos seguintes anos: 44, 45, 46, 48, 50, 51, 58, 63, 64 e 65.

No Campeonato Piauiense de Futebol Profissional um dos maiores times de todos os tempos foi formado em 1976, quando o Parnahyba decididiu o título com o Flamengo perante 30 mil pessoas no Albertão, nos dois jogos. No primeiro o Flamengo venceu por 2 x 1 e no segundo deu empate de 1 x 1.



O título ficou com o time rubro-negro. A equipe parnaibana disputou a final com Zé Pirró; Inácio, Zezinho e Sousa; Fefé, Sibiraba e Hélio Rocha; Neném(Nonato Pirró), Hélio Alelaf, Paulo César ( o craque do time) e Bido.  O presidente era Zé Lima e Pedro Alelaf estava sempre trabalhando pelo clube ´parnaibano.

A longa batalha pela conquista do Campeonato Piauiense teve êxito em 2004, diante do Flamengo, em tarde de extraordinária festa no Estádio Mão Santa. E o tricampeonato aconteceu em 2005 e 2006.Foram três títulos seguidos, o maior feito da agremiação azulina dentro do futebol piauiense.A partir daí o Tubarão conseguiu participações na Copa do Brasil, com atuações em outros Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.



Muítos jogos do Parnahyba no Campeonato Piauiense ao longo dos anos serão revividos no CD Memória do Rádio Esportivo do Piauí que está praticamente pronto e que faz parte do nosso projeto de preservação da história do nosso futebol. Já foram produzidos os CDs com gols históricos de Flamengo, River e 4 de Julho de Piripiri. Nos próximos dois meses estarão prontos os CDS com histórias de Parnahyba, Piauí e Tiradentes.

PARNAHYBA X PICOS

E fazendo parte das comemorações dos 97 anos, o Parnahyba estará em campo na tarde deste sábado(01 de maio), jogando com a Sociedade Esportiva de Picos, no Piscinão do Tubarão. A torcida azulina deverá render suas homenagens ao clube mais representativo do futebol parnaibano.

Vale salientar que o Parnahyba participa do Campeonato Piauiense de Futebol desde 1968 e é dono de um valioso patrimônio, infelizmente sem o aproveitamento que deveria render grandes resultados financeiros, técnicos e sociais. Trata-se do Estádio Petrônio Portela, no centro da cidade, e ainda a sede na praça da Graça.

Parabéns ao Parnahyba Sporte Clube pelos 97 anos.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais