Cidadeverde.com

Francisco Marques é eleito em Barras com 52% do total dos votos

Imprimir

Caroline Oliveira/Cidadeverde.com



Atualizada às 20h17min


Chico Marques comemora


O prefeito reeleito em Barras, Francisco Marques da Silva, 51 anos, falou ao Cidadeverde.com, na noite deste domingo, e disse que a vitória significa a “vontade do povo”. Francisco Marques foi eleito com 52% dos votos válidos e com uma maioria de 1.109 votos contra o adversário Joaquim Lucas, do PTB.


Ele disse que foi eleito por amigos e que é filho de família humilde e só tem a agradecer a Deus. Ele anunciou que está recebendo R$ 800 mil referente a emenda parlamentar do deputado federal Themístocles Sampaio (PMDB) para fazer o "maior e melhor" cineteatro do norte do Piauí na cidade.



A eleição ocorreu com prisão de eleitor, rádio fechadas e com segurança da Polícia Federal e tropas federais. Francisco Marques teve o apoio do governador Wilson Martins, do PSB, e do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, do PMDB.


"É a primeira vez que sou prefeito e, mesmo não sendo formado, vou mostrar um trabalho bonito para a população", declarou o prefeito eleito.


Themístocles Filho, que acompanhou a apuração ao lado de Chico Marques, disse que "o povo não aceita cassação" e colocou a culpa em "deputados e senadores que não têm tempo de fazer uma legislação para melhorar a lei eleitoral". "Nessa eleição venceram PT, PSB e PTB juntos, e isso seria o mais importante", finaliza Themístocles.


Francisco Marques é agente penitenciário e era vereador quando assumiu a cadeira no lugar de Manin Rego. Seu vice é Alfredo Barbosa.



Atualizada às 20h02


Juíza confirma vitória


Com uma diferença de 1.109 votos, Chico Marques é eleito o novo prefeito de Barras. O anúncio foi feito pela juíza Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima, com 2h55 depois do início da apuração. O resultado oficial é: Chico Marques teve 11.635, Joaquim Lucas 10.526 votos, 23.738 votos apurados, 22.161 válidos, 319 brancos e 1.258 nulos, além de 6.443 abstenções, o que equivale a 21%.




Foram 52,5% para Chico Marques e 47,5% para Joaquim Lucas. A diplomação foi confirmada para esta semana, provavelmente quinta-feira. A juíza disse ainda que a data da posse será escolhida pela Câmara Municipal.


A juíza avaliou como sendo um sucesso a eleição, superando todas as expectativas, tanto da segurança como do eleitorado e da própria população, parabenizando a todos.



Atualizada às 19h42


Vitória de Francisco Marques (PMDB)


Com 97,59% das urnas apuradas, Francisco Marques vence a eleição de Barras e continua no cargo, em substituição a Manin Rego, cassado há 4 meses sob acusação de compra de votos. Nas 81 urnas apuradas continham 23.290 votos, sendo que Chico Marques (PMDB) obteve 11.427 votos, o que corresponde a 52,54%, e Joaquim Lucas (PTB) conseguiu 10.321 votos, 47,46% do total.


Foram 21.748 votos válidos, 315 brancos e 1.227 nulos.



Atualizada às 18h56


4ª parcial


Com 61 urnas abertas, o que equivale a 73,91% do total, a vantagem de Francisco Marques (PMDB) aumenta. Agora são 8.947 contra 7.744 para Joaquim Lucas (PTB).


Foram apurados 17.801. Destes, são válidos 16.691 votos, brancos 237 e nulos 873, além de 4.525 abstenções.


O ex-prefeito Manim Rego, que apóia o candidato Francisco Marques (PMDB) está em cima de carro de som, chorando, muito emocionado com o povo gritando o número da coligação da qual faz parte.


Neste momento faltam 21 urnas.



Atualizada às 18h451


3ª parcial


Agora já foram abertas 46 urnas, que indicam 6.614 votos para Chico Marques (PMDB) e 5.888 para Joaquim Lucas (PTB).


Foram 13.281 votos apurados, sendo 12.502 válidos, 178 brancos e 601 nulos.


A praça localizada em frente ao Fórum está cheia de populares que esperam o fim da apuração. Algumas urnas da zona rural ainda não chegaram. Porém, simpatizantes do candidato Francisco Marques (PMDB) já soltam foguetes comemorando sua vantagem sobre Joaquim Lucas (PTB).





Atualizada às 18h20


2ª parcial


Das 83 urnas, 23 já foram apuradas e Francisco Marques (PMDB) tem 3.353 votos contra 2.945 para Joaquim Lucas (PTB).


Total de votos apurado 6.671, 6.298 votos válidos, 84 brancos e 289 nulos.


Atualizada às 17h57





1ª parcial


Já foram 11 urnas apuradas. Chico Marques (PMDB) obteve 1.352 votos e Joaquim Lucas (PTB), 1.275 votos.


Chegou agora o prefeito Chico Marques para acompanhar do Fórum a apuração juntamente com o presidente da Alepi, Themístocles Filho. A maior concentração de pessoas no fórum é ligada ao prefeito.



Após o fechamento das urnas, às 17 horas, começou a apuração da eleição suplementar para prefeito de Barras. Os disquetes com os resultados começaram a chegar ao Fórum da 6ª Zona Eleitoral para a juíza Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima. Advogados e simpatizantes das duas coligações se encontram no fórum.


A rua onde se localiza o prédio foi fechada dos dois lados por militares do Exército. A população se concentra na praça ao lado do fórum para esperar o resultado.


Balanço da PM

A Polícia Militar, nos 3 dias de atuação na eleição suplementar de Barras, apreendeu 15 motos, deteve duas pessoas por propaganda irregular e efetuou o lacre de 3 rádios.





No período da votação, foram lacradas as rádios Marataoan, que permaneceu fora do ar até as 17h, e uma outra rádio na zona rural de Miguel Alves, fato ocorrido já na parte da tarde. A juíza Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima determinou ainda, para este último caso, o direito de resposta à chapa A luta continua. Também foram apreendidos equipamentos de uma rádio pirata.


Veja cobertura completa da eleição

Juíza fecha rádio Marataoan, em Barras, por propaganda eleitoral
No município de Barras mais de 31 mil eleitores foram às urnas
Vice-prefeito eleito em Barras é vereador e renuncia esta semana
Juíza fecha rádio Marataoan, em Barras, por propaganda eleitoral
Eleitores de Barras levantam cedo para votar para prefeito
Eleição de governador em outubro começa por Barras, diz Manin Rego
Barras: Juíza diz que resultado da eleição sairá antes das 19h
Eleitores de Barras levantam cedo para votar para prefeito


Flash de Caroline Oliveira (direto de Barras)
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais