Cidadeverde.com

Professor denuncia ameaça e sindicato pede segurança

Imprimir
O professor Rubens Lacerda Loiola foi até a delegacia de Bom Jesus na tarde desta terça-feira (4) registrar seu quarto boletim de ocorrência em 2010. Todos por ameaças em momentos diferentes. A última teria sido feita por um Polícial Militar hoje, dentro de sua sala no campus da Universidade Estadual do Piauí - Uespi. Ontem, a acusada foi a diretora do campus, Maria Luiza. 

Os casos motivaram o sindicato dos docentes da Uespi a irem nesta tarde se encontrar com o secretário de segurança, Raimundo Leite, a quem foram pedir proteção pessoal para o professor, que coordena os cursos de Letras e Pedagogia e dá aulas noturnas na instituição. 

"Ontem eu sofri uma ameaça da professora Maria Luiza, que é diretora do campus. Ela ameaçou ir a minha residência para retirar documentos daqui", disse Rubens Lacerda ao Cidadeverde.com. Segundo ele, o documento é a cópia da sua frequência, com faltas dos dias 1º a 30 de abril. O professor afirmou já ter enviado cópia para o sindicato para denunciar o caso como perseguição, pois garante ter dado todas as aulas. 

Rubens ainda denunciou que um polícial militar fardado teria o ameaçado na manhã de hoje, acusando o professor de perseguir sua esposa, secretária administrativa do campus. O motivo teria sido as fotos feitas pela esposa do docente na noite anterior, onde a mulher do PM teria sido registrada. Natércia Almeida informou ao Cidadeverde.com que fez fotos do campus para denunciar a situação precária para a imprensa, e não de alguém em especial. 

O secretário de segurança determinou abertura de inquérito para apurar a ameaça, e pediu comunicação imediata ao delegado e ao comandante do quartel da cidade. Demonstrando irritação, Raimundo Leite disse que policiais não devem se envolver em discussões administrativas, e não tolera esse tipo de atitude. 

No Jornal do Piauí desta terça-feira, o reitor Carlos Alberto Pereira recomendou que o professor procurasse a delegacia para registrar Boletim de Ocorrência. Ele afirmou já ter tomado conhecimento da situação e suspeita que o caso esteja relacionado com brigas por funções de livre nomeação. "Quando assumi, alguns chefes foram exonerados e outros não. Os diretores têm que ser funcionários efetivos do quadro da Uespi, e o fato de alguns não serem tem causado esta polêmica", declarou.

Ampliada às 18h43min
O Cidadeverde.com conseguiu falar com Maria Luiza no início da noite. A diretora do campus falou que o professor faz constantes ameaças e constrange colegas. "Ele quer se passar de vilão a vítima. A vítima somos nós aqui do campus", declarou. Segundo a professora, a secretária administrativa foi até a delegacia hoje registrar boletim de ocorrência após os registros feitos pela esposa de Rubens. 

Sobre a frequência, a diretora confirmou que o professor tem faltado ao serviço pela manhã, apenas ministrando as aulas à noite. Por ser de dedicação exclusiva e coordenador de curso, ele deveria estar presente nos dois turnos. Em outro mês, segundo Maria Luiza, Rubens teria apagado com corretivo as faltas em sua folha de frequência.

Os casos já foram levados para a reitoria, a quem foi solicitada sindicância administrativa. Maria Luiza também declarou trabalhar com a porta trancada por temer outros atos. A professora garante ter testemunhas suficientes para comprovar suas declarações.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais