Cidadeverde.com

Avião cai e mata 103 na Líbia e uma criança sobrevive ao desastre

Um Airbus 330-200 da companhia Afriqiyah Airways caiu nesta quarta-feira, pouco antes de aterrissar no aeroporto de Trípoli, na Líbia. Uma criança holandesa foi resgatada com vida, os outros 92 passageiros e 11 tripulantes morreram, segundo as agências de notícias locais.

O avião da Afriqiyah voava de Johannesburgo, na África do Sul, com destino a Tripoli. Segundo autoridades líbias no aeroporto, as vítimas incluem 22 líbios e passageiros de várias nacionalidades.



"Todos os passageiros e tripulantes morreram, com exceção de uma criança", disse uma fonte dos serviços de segurança da Líbia, citada pela agência de notícias Reuters.

O ministério das Relações Exteriores da Holanda confirmou que vários cidadãos do país estavam a bordo do avião da Al Afriqiyah. "No momento temos indicações claras de que vários cidadãos holandeses estavam a bordo do avião", declarou à agência de notícias France Presse Christoph Prommersberger, porta-voz do ministério.

O ministro de Transporte da Líbia, Mohamed Zidan, disse que a criança sobrevivente tem dez anos e um passaporte holandês. Segundo Zidan, ela está no hospital e não corre risco de morte. Alguns jornais afirmam que a criança tem oito anos.

Zidan afirmou ainda que ao menos 96 corpos foram retirados dos escombros da aeronave. Imagens da TV local mostram equipes de resgate e policiais procurando pelos demais passageiros sob o metal retorcido.

Airbus afirmou que vai ajudar as autoridades a investigar as causas do acidente. A polícia ainda não tem pistas do que poderia ter causado a queda, que ocorreu aproximadamente às 6h10 (1h10 em Brasília), com o voo 8U771.

"Airbus providenciará total assistência técnica às autoridades responsáveis pela investigação do acidente", disse.

Zidan já descartou a hipótese de um atentado terrorista. "Nós descartamos de forma definitiva a hipótese de que o acidente seja o resultado de um ato terrorista", declarou, em uma entrevista coletiva no aeroporto.

Uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da África do Sul afirmou que o avião havia deixado o país na noite anterior, rumo a Líbia. A rede de TV britânica BBC afirma que Tripoli era apenas uma escala do avião, que seguiria ainda para o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.



Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais