Cidadeverde.com

Parceira vai estimular o projeto Menor Aprendiz em Teresina

Imprimir

A profissionalização e a absorção legal de jovens no mercado de trabalho teresinense foi tema de reunião entre a Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/PI).





A intenção principal do encontro foi discutir e desenvolver políticas de empregabilidade para a juventude de Teresina.


Segundo a superintendente regional do trabalho e emprego, Paula Mazullo, a política empregatícia promovida no Brasil ainda é precária. “Devemos investir em mais fiscalização das empresas. A meu ver, a capacitação de jovens se faz na sala de aula e não em ambiente organizacional”, opina.


A Constituição Federal proíbe que jovens, com menos de 16 anos, exerçam qualquer tipo de atividade profissional remunerada, a exceção de cargos de Menores Aprendizes.





E visando manter-se na legalidade, foi proposto durante a reunião, que se criasse um pacto de empregabilidade, entre a Prefeitura de Teresina, o Ministério do Trabalho e a Empresas, visando praticar a maior aproximação entre empregador e jovem aprendiz.


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Juventude, atuaria como articuladora dos jovens; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, como mobilizadora empresarial; a Fundação Wall Ferraz irá capacitar a mão de obra e o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público como legitimadores do processo.


A Semjuv quer focar sua atuação na comunidade de baixa renda que mais tem sofrido com a concorrência do mercado. “Estamos procurando alternativas para suprir necessidade e anseio da juventude. Buscamos com isso que os jovem de baixa renda possam sair do primeiro emprego mais confiante e capacitado”, garante a secretária municipal da Juventude, Erinalda Feitosa.


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais