Cidadeverde.com

Mestrandos da Fapepi reclamam de atrasos em bolsas de estudo

Imprimir

Há pelo menos dois meses e já fechando o terceiro, o aluno de Mestrado em Ciência Animal, Luis Figueiredo da Universidade Federal do Piauí, está sem receber o valor de R$ 1.200,00 a que tem direito como bolsista pela Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí). A realidade dele coincide com a de mais 63 alunos de Mestrados e Doutorados aprovados no programa de bolsas de estudo. Estão atrasados os valores referentes a março e abril.

Segundo Luis Figueiredo, a dificuldade maior em não receber a bolsa é porque os alunos devem ser de dedicação exclusiva aos estudos, não podendo ter vínculo empregatício e porque a verba serve tanto para o sustento pessoal, mas também para compra de material de pesquisa e viagens do programa.

“Eu só não estou mais desesperado porque moro em Teresina. Mas têm muitos alunos de fora, que não têm essa sorte. Outro agravante é que precisamos da bolsa para seguir com nossos projetos, porque precisamos comprar livros, material de pesquisa para nos fundamentar”, justificou o aluno.

Fapepi

Procurado pelo Cidadeverde.com, o presidente da Fapepi, professor Acácio Veras, disse que a Secretaria da Fazenda se comprometeu a pagar as bolsas a partir desta quarta(19), o mês de março e há uma perspectiva de que na outra semana (entre os dias 25 a 27) seja pago o mês de abril.

“O secretário de Fazenda fez esse compromisso. Ele justificou que a prioridade é o pagamento do pessoal efetivo e que os bolsistas entram numa segunda leva. Por ser início de governo, os primeiros meses são típicos de dificuldades financeiras, sempre foi assim, mas agora começa a bonança e a situação será resolvida”, supôs o professor Acácio.

O presidente ressaltou que somente os bolsistas dos programas de Mestrado e Doutorado passam por esta situação. “Os demais programas da Fapepi como: Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica para Graduandos, programa de Desenvolvimento Científico Regional, Jornalismo Científico e outros que estão regularizados”.

Projeto Segundo Tempo

O Cidadeverde.com recebeu também reclamações dos estagiários do Projeto Segundo Tempo, executado pela Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) que estariam com seus salários atrasados há dois meses.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda, todos os bolsistas já começaram a serem pagos a partir de hoje e seguirá um cronograma para atualização dos salários, parecido com o executado para os bolsistas da Fapepi. "A primeira parcela já está sendo paga hoje", informou a Secretaria da Fazenda.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais