Cidadeverde.com

Piauí leva conceito de Comércio Justo e mel para o Piauí Sampa

Imprimir

O Comércio Justo tem como base o compromisso com o desenvolvimento de comunidades ou grupos de pequenos produtores, com justiça social, preço justo, desenvolvimento sustentável, respeito aos direitos do trabalhador e das crianças.


O mel orgânico com a certificação de Comércio Justo, da Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis, será um dos produtos ofertados na 6ª edição da Piauí Sampa, que acontece entre 24 e 30 de maio, em São Paulo.


A apicultura é uma atividade que envolve cerca de 25 mil pessoas no Piauí, fazendo com que o Estado seja um dos maiores produtores de mel do Brasil e tenha como seu grande consumidor o exigente mercado americano.


A Casa Apis com sede no município de Picos, região sul do Piauí, é a primeira cooperativa do setor na América Latina a obter certificação de Comércio Justo (Fair Trade), concedida pela Flor-Cert, certificadora alemã líder de mercado.


O mel orgânico e do Comércio Justo será lançado durante a Piauí Sampa, com direito a degustação pelos visitantes, que também poderão levar para casa o produto em diferentes embalagens – garrafas, bisnagas, potes e sachês.


As frutas secas, cajuína orgânica e a cachaça também prometem esquentar o tempo no Shopping Eldorado. Derivados do caju, como a castanha, o doce, o vinho e a cajuína poderão ser degustados durante todo o evento.


Para quem não conhece a cajuína, cantada em verso e prosa por Caetano Veloso, terá a oportunidade de experimentar a bebida não alcoólica feita a partir do suco de caju. A cor amarelo âmbar da cajuína é resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco, e seu sabor peculiar ganha cada vez mais admiradores.

Nesta 6ª edição da Piauí Sampa, o Empório Chiappetta, que sempre apoia o evento, irá promover, em sua loja no Mercado Municipal, exposição, degustação e venda dos produtos típicos do Piauí, como os derivados do caju e o mel. No Restaurante Chiappetta, do Shopping Morumbi, haverá ainda degustação de cajuína.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais