Cidadeverde.com

Piauí é o 2º Estado nordestino com mais centros de assistência básica

Imprimir

O Estado do Piauí é o segundo colocado na Região Nordeste em relação ao número de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No total, o estado possui 224 instituições dedicadas ao atendimento básico, perdendo apenas para o Estado da Bahia, com 417 centros.





Em terceiro lugar, e colado no resultado piauiense, aparece o estado da Paraíba, com 223 centros de assistência social. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


“Apenas em janeiro, Teresina foi contemplada com mais 10 Cras. Nessas instituições são prestados serviços relevantes para a sociedade como atendimento psicológico e assistência social. Os casos não resolvidos são encaminhados para outras instituições competentes para garantir os direitos dos cidadãos”, afirma a secretária municipal de trabalho e assistência social, Graça Amorim.


Com relação aos dados acumulados por região, a Nordeste lidera o ranking com 1.794 centros, seguida pela Sudeste, com 1.668, e pela Sul com 1.188. Em quarto lugar está a região Centro-Oeste, com 466 centros de atendimento básico, e no fim na lista a região Norte, com 449 Cras ou Creas.


Os Centros de Referência de Assistência Social são instalados, em sua maioria, em bairros de maior situação de risco. “Lá, também se realiza atendimentos visando à orientação familiar, cadastro de Bolsa Família e o cadastro no programa de passe livre”, explica Graça Amorim.


Lívio Galeno
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais