Cidadeverde.com

Deputado pede que bancada federal se empenhe para seguro safra

Imprimir

Será apresentado na sessão de hoje (26) da Assembleia Legislativa requerimento de autoria do deputado João de Deus (PT), solicitando empenho da bancada federal piauienses empenho junto ao Ministério da Integração para antecipação do Seguro Safra e concessão do Bolsa Estiagem. Esse foi um encaminhamento tirado da reunião de ontem, no Palácio de Karnak, entre o governador Wilson Martins (PSB), secretários e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Piauí-Sintraf.

Wilson Martins solicitou ao parlamentar esse requerimento como forma de unir forças junto ao governo federal para liberação de recursos para ajuda emergencial para os agricultores vítimas da estiagem. Os sindicalistas avaliam que as perdas chegam a 90% em algumas culturas. O governador afirmou que o Estado já enviou um plano de trabalho para Brasília e que aguarda posicionamento dos órgãos competentes.

“Há proposta de crédito suplementar através de medida provisório, mas está em maturação. O garantia safra deve beneficiar cerca de 130 mil famílias. A SDR também está iniciando convênio com o Compra Direta Local e a primeira parcela já deve ser paga em julho. Outra medida é atender os vazanteiros com sementes de feijão. Apenas 126 municípios aderiram ao Garantia Safra e 137 já enviaram decreto de emergência”, completou.

O Sintraf, através do presidente Antônio Chagas, lamentou a baixa adesão dos prefeitos ao Garantia Safra, cerca de 36% apenas. Ele teme que “oportunistas se aproveitem do benefício”. João de Deus lembrou que realizou uma audiência pública em março desse ano para tratar do tema, onde defendeu apoio financeiro às famílias atingidas em vez das cestas básicas que, para ele, “termina custando ainda mais caro e pode ser usado politicamente”.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais