Cidadeverde.com

Lula volta a despachar no Planalto depois da Copa do Mundo da África

Imprimir
Assim que retornar de viagem ao Continente Africano, onde visitará cinco países e acompanhará a final da Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a trabalhar no Palácio do Planalto, que está em reforma desde o ano passado. O prédio foi entregue no último dia 31 de maio.

As obras no Planalto começaram em março de 2009 e, desde então, o gabinete do presidente foi transferido para o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A reforma abrangeu a restauração, a substituição das redes hidráulica, elétrica e de ar-condicionado e a ampliação dos elevadores. No subsolo, foi construída uma garagem para 500 carros. O custo total da reforma foi de R$ 103 milhões.

A previsão era de que o Palácio do Planalto fosse entregue no dia 21 de abril como parte das comemorações do aniversário de 50 anos de Brasília. A crise institucional enfrentada pela capital, que teve seu governador José Roberto Arruda cassado, além de atrasos na reforma, fizeram com que a conclusão fosse adiada. O projeto de restauração ficou a cargo do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, que também projetou o Palácio do Planalto, inaugurado no mesmo dia da cidade de Brasília, em 21 de abril de 1960. O Exército cuidou do processo de licitação, contratação e fiscalização das obras que foram feitas pela empresa de engenharia Porto Belo.

Os cinco ministros que trabalham no Planalto – da Casa Civil, Erenice Guerra; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; da Comunicação Social, Franklin Martins, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Guimarães – ainda devem aguardar as últimas mudanças, como a instalação dos móveis, para voltar a despachar no prédio. A mudança do CCBB para o Planalto foi iniciada na última segunda-feira (31). 

Além de sede política do governo federal, o Palácio do Planalto não guarda apenas memórias políticas do país. Abriga também, em seus quatro pavimentos, um acervo de obras de arte de artistas como Di Cavalcanti e tem jardins projetados pelo paisagista Burle Marx. Uma curiosidade é que o espelho d'água, que fica em frente e na lateral direita do prédio, foi construído em 1991, em regime de urgência, quando um homem guiando um ônibus tentou invadir o prédio.

Quando o presidente voltar para o palácio, será retomada a visitação pública que ocorre aos domingos. Na visita guiada, é possível conhecer, por exemplo, o gabinete do presidente e as salas de reunião com mobiliários históricos. Ainda no primeiro mandato, Lula decidiu reformar o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. A obra foi iniciada no fim de 2004 e concluída em 2006.

A restauração do Alvorada foi feita pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), sem recursos públicos. O gasto da Abdib foi de R$ 18,4 milhões e foram restauradas, principalmente, as partes hidráulica e elétrica da residência oficial.

Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais