Cidadeverde.com

Alunos de autoescola ficam sem aula por problema no sistema

Imprimir

A professora de Legislação de Trânsito Claudinéia Castro denuncia que desde quarta-feira passada (02 de junho) que o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) está fora ar. Este fato impede que aulas sejam ministradas e testes sejam marcados. A docente denuncia ainda a falta de informações no atendimento do órgão.

“Estou sem poder trabalhar. A presença dos alunos nas aulas teóricas e práticas são registradas através de coleta de impressão digital por um sistema on line. Como as aulas não estão sendo registradas, estamos sem poder dar os assuntos, nem expedir os certificados de conclusão do curso teórico, que também é feito através da internet”, denuncia Claudinéia.

Professora de quatro centros de formação de condutores, a professora informa que já registrou junto ao Procon um pedido de reparo de conduta do Detran. Segunda ela, estão sendo prejudicados cerca de 120 alunos por semana com esta falha no sistema apenas nos centros em que ministra aulas.

Claudinéia afirma ter procurado explicações no Detran durante a semana, mas sem resultados positivos. “A única explicação é que o sistema está do ar. Você pergunta qual o problema, eles não sabem responder, você pergunta quando o sistema se normaliza, eles não sabem responder. Enquanto isso eu fico sem receber dinheiro, já que recebo por aula ministrada e registrada no sistema”, desabafa a professora.

O curso de formação de condutores tem duração de 45 horas/aula teóricas e 20 horas/aula de prática de direção. Atualmente, estima-se que Teresina possua 53 centros de ensino dedicados a formação de motorista.

Resposta do Detran
O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), Wellington Camarço, informa que o problema denunciado não diz respeito ao sistema on line do órgão. Segundo o dirigente, o problema é observado desde o dia 01 de junho e é decorrente de mudança de provedor de dados pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI).

“A ATI está trocando seu servidor atual por um rápido. Não há problemas no sistema do Detran. Esta situação é observada em todos os setores do Estado que possuem sites na internet. A resposta que tenho da ATI é que até amanhã (sábado, 05 de junho), o problema terá sido resolvido”, informa Wellington Camarço.

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais