Cidadeverde.com

Seid comemora Dia Estadual da Pessoa com Deficiência nesta 4ª

Imprimir

Amanhã (09) é comemorado Dia Estadual da Pessoa com Deficiência e uma programação foi elaborada para marcar o dia de  criação da Secretária Estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONEDE-PI.  Várias atividades foram planejadas para a comemoração.

Segundo Helena Lima, presidente do CONEDE-PI, o mês de junho é muito importante para as pessoas com deficiência . Ela explicou que este é o mês marca a criação do conselho e a da Secretaria que trata especificamente das pessoas com deficiência.

“O Piauí é o único Estado Brasileiro que tem um dia para a pessoa com Deficiência, por isso devemos dar importância e comemorar esta data”.   Do dia 9 de junho até o dia 26 junho haverá uma série de atividades alusivas ao dia estadual da pessoa com deficiência. Tanto em Teresina, e nas cidades de Picos e Esperantina.

A programação do evento vai iniciar amanhã (09) – Dia Estadual da Pessoa com Deficiência - com um café da manhã na sede do CONDE-PI;  as  15 horas na cidade de Esperantina haverá a posse da Secretaria Municipal  para Inclusão da Pessoa com Deficiência. Na cidade de Picos, a programação comemorativa começará às 8h com uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em seguida haverá uma festa de confraternização com apresentações artísticas. Na cidade de Picos o evento é organizado pelo Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência, COMUDE de Picos.  

No dia 10 pela manhã haverá uma panfletagem nas praças da Bandeira, Saraiva, e João Luiz Ferreira; ainda na manhã do dia 10, os alunos do CIES terão uma manhã com atividades esportivas e de lazer.

No sábado dia 12 acontece a IV Caminhada da Acessibilidade com a concentração dos participantes  às 7h00 na Frei Serafim, com a rua Coelho Resende,  em frente ao Hiper Bompreço, saindo em direção a praça Rio Branco, no centro de Teresina.

Como parceiro da SEID e participante do CONEDE-PI o Ministério Público Estadual, vai participar da caminhada da Acessibilidade. E  vai fazer o lançamento, no dia 24 de junho da campanha;  Acessibilidade: Uma questão de Cidadania, um Compromisso de Todos Nós. O evento acontecerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Piauí.

Durante todo o dia 26 de junho, acontecerá o Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que vai finalizar o ciclo de nove fóruns já realizados no interior do Estado. E para finalizar a programação do mês da pessoa com deficiência,  na noite do dia 26 vai acontecer o Arraial do Surdo na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais